quarta-feira, 20 de maio de 2020

Aula não presencial 8

Olá, queridos alunos!


Atividade 8

1- Como já faz muito tempo que não nos encontramos devido ao distanciamento social, gostaria que escrevessem um texto ou fizessem um vídeo relatado o que estão fazendo durante este tempo. Irei ler ou assistir com muito prazer estes textos.
Eu fico praticamente só em casa. Levo o lixo na lixeira, leio, estou fazendo cursos online, assisto filmes, séries e assim por diante. 


2- DIÁRIO DA QUARENTENA

    Querido diário, já passei por muita coisa nesta vida. Mas nunca imaginei que passaria por uma pandemia como esta. Onde tivesse que ficar afastada do meu serviço, dos meus alunos/as e ficar praticamente só em casa em isolamento social.
     As primeiras semanas assisti muita televisão e fazia todas as atividades físicas que fazia na academia. Estava um tanto assustada com o que estava acontecendo. Depois percebi que tanto noticiário estava me deixando apavorada e não liguei mais a TV pela manhã e só assistia um noticiário por dia.
     No dia primeiro de abril recebi muitas mensagens das colegas que fizeram curso comigo na Áustria em 2018 e vi que todas estavam na mesma situação que eu. Estavam em casa, sem poder ir para a escola e a situação nos seus países era mais alarmante do que aqui. Saber que estavam na mesma situação que eu me deixou mais tranquila e ao mesmo tempo mais também feliz por poder falar com conhecidas que se encontravam tão distantes.
     No sábado de Páscoa fui visitar a minha mãe e ao ver que ela estava bem fiquei muito contente, mas ao chegar em casa fiquei triste, pois mesmo estando perto dela não a abracei para evitar o contato e isto me deixou a ponto de chorar.
    No dia 30 de abril acordei muito empolgada, pois teríamos um encontro presencial na escola. Dia de rever os colegas depois de um longo tempo sem nos ver.
   Dia primeiro de maio, feriado, dia do trabalhador, um dia como outro qualquer, pois sempre em casa. Para minha surpresa recebi a ligação da minha mãe, quanta felicidade.
    No dia das mães, pensei muito e resolvi fazer uma visitinha para a minha mãe. Um tanto apreensiva e em dúvida no final da visita decidi dar um abraço bem apertado nela, uma vez que só fico em casa e não tenho contato com ninguém além do meu marido.
    Dia 14 de maio acordei bem preocupada, pois não sabia como ficaria a situação da avó do meu esposo. Estava sensível e triste e ainda aconteceu uma situação que me fez chorar muito.
    Dia 15 de maio levantei animada e ia dar um trato no meu visual, saí satisfeita do salão. À tarde fui fazer a vacina da gripe e para a minha alegria encontrei o aluno Erick Machado. Fiquei contentíssima, pois foi o primeiro aluno que encontrei nestes dois meses de isolamento.
    Como eu já pedi para vocês no vídeo para escrever um texto ou fazer um vídeo falando do que estão fazendo neste tempo de isolamento, quero pedir também para vocês um diário da quarentena, registrando a partir de hoje o que estão sentindo. Registrem os sentimentos a cada dia nesse caderno. Também sugiro que escrevam ou procurem poemas de esperança nesse mesmo caderno. Podem enviá-los para um ou outro colega se assim o desejarem. 

   Estou com saudades. Um abraço! 

Professora Maria Wendling


Aula não presencial 9

Prezadas famílias: pais, alunos(as), toda comunidade escolar...

Somos feitos de sonhos, desejos, planos que foram interrompidos, despercebidos.
O descuidado dos seres humanos gerou essa doença que atinge o mundo inteiro. provocou em nós muitos medos, dúvidas, preocupação, ansiedade, desconfiança.
Sentimos falta das outras pessoas no coração: dos colegas, dos amigos, dos professores.
Sentimos falta dos lugares... das experiências que não vivemos... de tudo que antes não valorizamos.
Nossa! Muitas coisas já esquecemos... Mesmo que não paramos por instante.
Já tivemos noites mal dormidas.
Perdemos pessoas queridas…
Sentimos falta pelas coisas que não mudamos: as amizades que não cultivamos, coisas que falamos…
Temos saudade das pessoas...
Dos amigos que acabamos perdendo...
Mas continuamos vivendo e aprendendo...
Esperando que, a qualquer momento, voltaremos a nos reencontrar.

Mas, agora, vamos fazer o nosso melhor... Em tudo!

Atividade 9
-Tenho dois desafios para você e sua família:
1. Acesse o link e ouça:

2. Clique e assista, se possível, com todos de sua família:


Um abraço!  

Professor Vilson Selch

Aula não presencial 07

Olá, alunos! Quero repassar algumas dicas essenciais para você manter a sua saúde emocional em dia em tempos de pandemia. Segue abaixo o infográfico de grande valia para o momento:


Acesso em: 23/04/2020 

Viram quantas informações são necessárias para compreendermos esse momento tão atípico que estamos vivendo? Mas nós sabemos que vamos conseguir caminhar juntos e venceremos logo essa batalha contra esse inimigo invisível. Sendo assim, vamos agora entrar no universo dos números e dos gráficos para termos uma compreensão melhor dos dados dos órgãos competentes, como a OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, sobre a pandemia Covid-19. Vejam as informações abaixo: 



Atividade 07

A partir das imagens e dos gráficos acima, responda as seguintes perguntas:

1-Segundo a tabela 1, qual é o país mais afetado pelo Covid-19 no mundo? 
2-Quais são as taxas de porcentagem (%) de óbitos e letalidade no Brasil respectivamente? 
Brasil
Até o dia 26 de abril de 2020, foram confirmados 61.888 casos por COVID-19 no Brasil. Deste total, 4.205 (6,8%) foram a óbito, 27.531 (44,5%) estão em acompanhamento e 30.152 (48,7%) já se recuperaram da doença. Nas últimas 24 horas foram confirmados 3.379 novos casos da doença, o que representou um incremento de 5,8% (3.379/58.509) em relação ao total acumulado até o dia anterior (Figura 1). 

Figura 1: Distribuição dos casos e óbitos por COVID-19 por região e Unidade da Federação. Brasil, 2020.

3- Analise a imagem acima e responda qual o estado do Brasil está sendo mais afetado pela Covid-19?
4- Localize na imagem e responda, quais são as quantidades de casos confirmados e óbitos de pacientes no estado em que você mora?

A maior parte dos casos concentrou-se na região Sudeste (31.077; 50,2%) seguido das regiões Nordeste (17.531; 28,3%) e Norte (7.600; 12,3%) (Figura 2). Dentre as Unidades Federadas, São Paulo apresentou o maior número de casos confirmados da doença (20.715), seguido de Rio de Janeiro (7.111), Ceará (5.833), Pernambuco (4.898) e Amazonas (3.833). Com relação aos óbitos, os estados que apresentaram os maiores números foram São Paulo (1.700), Rio de Janeiro (645), Pernambuco (415), Ceará (327) e Amazonas (304).

               Fonte:  https://covid.saude.gov.br/ - atualizado em 26/04/2020 às 16h30

Figura 2: Distribuição dos casos confirmados de COVID-19 por macrorregião. Brasil, 2020. 


5- Segundo a figura 2, qual região do Brasil apresenta maior concentração de números de casos de Covid19?
6- Escreva abaixo em ordem decrescente as regiões que apresentam o maior número de casos de Covid-19. 
7- Faça uma pesquisa e escreva aqui quais são os estados que pertencem a região onde você mora. 


Disciplina: História



         Fonte:https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n154946/de-peste-antonina-a-covid-19-historicopandemias.html. Acesso em: 26/04/2020.

Atividades

8- Viu quantas pandemias tivemos na História? Então, a partir dos conhecimentos acima, cite qual foi a pior pandemia da História para você.  
9- Pergunte para alguém próximo a você se essa pessoa tem conhecimento e experiência de alguma pandemia passada. Relate a fala dela em poucas palavras.  
10Saiba mais sobre as piores pandemias que abalaram o mundo pelos links:
  https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n154946/de-peste-antonina-acovid-19-historico-pandemias.html

(CORONAVÍRUS É NADA? ESPECIAL PIORES PANDEMIAS DA HISTÓRIA - Varíola, Peste Negra e Gripe Espanhola)
11- Estudante, é importante frisar que a humanidade passou por diversos momentos de crise em consequência dessas pandemias. Mesmo assim, são nesses momentos em que ocorrem mudanças de comportamento para evoluirmos enquanto ser humano, buscando um mundo melhor e mais solidário. Sendo assim, o que você está fazendo para se tornar uma pessoa melhor nesse momento?  
12- Vocês obtiveram muitas informações a respeito do Covid-19. Isso é de extrema importância para todos. Sabemos que o momento não está fácil para ninguém, e que juntos iremos caminhar em consonância com a ciência. Mas devemos fazer a nossa parte e respeitar as orientações dos órgãos competentes na área da saúde. Portanto, devemos no momento ficar em isolamento social para não ajudar na proliferação do vírus. O período exige um esforço de todos para sairmos dessa de forma mais rápida possível. São muitas informações chegando e poluindo a nossa saúde emocional. Como você e sua família tem sentido nesse momento de isolamento? 

Disciplina: Ensino Religioso


Vamos nos divertir mais um pouco? Faça o caça-palavra abaixo.


Descobriram as palavras? Agora, elabore uma carta com as palavras acima para um amigo que não possuí informações necessárias sobre o Covi-19. A carta deverá conter de 10-15 linhas. 

Bom trabalho! Retorne suas atividades para à escola.

Ester Reichert - Professora de Geografia, História e Ensino Religioso




Aula não presencial 06

Olá alunos, espero que estejam todos bem!





Atividade 06


Diante desse período tão diferente que estamos vivendo, venho propor um trabalho relacionado a um acessório muito importante, que todos devem estar utilizando no 
momento em que precisam sair de casa e ter contato com outras pessoas: a máscara.

Autorretrato: trata-se de uma pintura ou desenho da própria imagem, muitos artistas fizeram e fazem autorretratos ao longo de sua vida.
A atividade que proponho é que cada um escolha a sua máscara preferida para usar, e fazer observação da sua própria imagem no espelho ou através de fotografia. A partir dessa observação fazer o desenho de autorretrato, considerando características e detalhes da própria imagem. Realize o desenho com bastante capricho e dedicação, utilizando todo o espaço da folha no sentido vertical e não esqueça de colorir.

Depois do trabalho concluído tire uma foto da sua obra e envie para o contato da escola identificando-se.

Bom trabalho e fiquem bem!

Liamara Kaefer - Professora de Artes
Aula não presencial 04

Disciplina: Língua Alemã 
Professora: Ana Cristina Wiest

Assista:



O mundo inteiro conhece os contos dos Irmãos Grimm, escritos originalmente em língua alemã. Dornröschen (A Bela Adormecida), Rotkäppchen (Chapeuzinho Vermelho), Schneewittchen (Branca de Neve), Hänsel und Gretel (João e Maria), conhecidos por nós como “Os contos de fadas.” Eles mostravam também alguns problemas sociais da época.
         O que estamos vivendo fará parte da nossa história para sempre. Está longe de ser um conto de fadas, mas todos queremos sair bem disso tudo, não é verdade? Estamos enfrentando um rei indesejado, “Der König Vírus” que quer conquistar o mundo todo, engrandecendo seu reinado de sofrimento e dor.
Fazer a nossa parte é muito importante nesse momento, cuidar de si e dos outros, de quem amamos! 

Atividade 04

Como a sua família está se protegendo contra esse rei indesejado? O que não pode faltar nesse escudo de proteção contra o Corona Vírus?

  •  Confeccionar em família um escudo protetor com os materiais disponíveis em casa.

Por exemplo: papelão, verso de folhas usadas, etc.  Pode fazer colagens, desenhos. Se possível, escrever algumas palavras em língua alemã, utilizando dicionário ou Google tradutor. Guardar o trabalho com carinho para entregar no nosso retorno às aulas presenciais, faremos uma linda exposição na escola. Esperança! Fazendo a nossa parte, viramos essa página e teremos um final feliz!

Continuem se cuidando, em breve estaremos todos juntos novamente!

Com carinho e saudade, Frau Wiest



Aula não presencial 05


Atividade 05

1) Can you find all of the words hidden in the puzzle below?
  (Você consegue achar todas as palavras que estão escondidas no caça-palavras abaixo?)




2) Find the meaning of these Words. (Ache o significado dessas palavras)

a) home office          b) Fake News
c)Lockdown            d) Stay Home
e) take away             f) delivery
g)boom

Jussara Dresch - Professora de Língua Inglesa