segunda-feira, 22 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 06
Aula 05- Inglês

Hello friends!  What’s up?  

Hoje vamos aprender um pouco sobre os Pronomes Sujeito e os Adjetivos Possessivos
Primeiramente, o pronome sujeito é usado como sujeito da oração. Ex: I am Brazilian
(O ‘I’ é o sujeito).
O adjetivo possessivo sempre vem antes de um substantivo e estabelece uma relação de posse.
 Ex: This is my book.

Os adjetivos Possessivos sempre concordam com a pessoa (sujeito) que fala.
Ex:1) This is Carol. Her car is white. (Esta é Carol. O carro dela é branco).
       (Neste exemplo, estou falando da Carol. O possessive adjective é HER e o objeto que a Carol
possui é um carro. Então a posição do possessive adjective é antes da palavra que ela possui, que é o car).
       2) Mateus is a doctor. His job is in a hospital. (Mateus é um médico. O emprego dele é num hospital).
       (Nesta frase, Mateus é o sujeito da frase. Mateus é um menino e o possessive adjective por ele ser um menino é his. E, his vem antes do trabalho dele, que é job)
       3)  I am Jussara. My name is Jussara.  (Eu sou Jussara. Meu nome é Jussara).
       (O sujeito da frase é I (eu). O possessive adjective é my que combina com o sujeito da frase que é “I”.  E,  my vem antes do objeto que possuo. Eu possuo um nome (my name)
       4) You look tired. Your face is not good. (Você parece estranho. Seu rosto não está bem).
       (Aqui o sujeito da frase é You. O possessive Adjective que vai combinar com ele é your. Your vem antes do substantivo ‘face’).
       5) The dog is happy. Its house is new. (O cachorro está feliz. A casa dele é nova).
        (O cachorro é meu sujeito. Cachorro não é ser humano por isso que o possessive adjective é its. Lembrando que para animais e objetos (no singular) usamos o pronome its. E its vem antes daquilo que o cachorro possui = casa)

Vamos conhecê-los um pouco melhor :
Subject Pronoun (Pronome Sujeito)
Possessive Adjectives (Adjetivos Possessivos)
I  (eu)
MY (meu – minha)
YOU (você)
YOUR (seu-sua)
HE (ele)
HIS (dele)
SHE (ela)
HER (dela)
IT (ele/ela para objetos e animais)
ITS (dele / dela – para objetos e animais)
WE (nós)
OUR (nosso – nossa)
YOU (vocês)
YOUR (seus – suas)
THEY (eles / elas)
THEIR (deles – delas para tudo)
A. Let’s practice. (Vamos praticar. As palavras que estão entre parênteses foram traduzidas para vocês)

1- I am doing__my_____ homework. (Eu estou fazendo o meu tema de casa – I concorda com my)
2-John reads (lê) _______________ books. (John é o sujeito = ele)
3- Susana is carrying (carregando) __________ new sofa. (Susana é o sujeito = ela
4- I love ............. country (país). (I é o sujeito = eu)
5- Paul and Anna are from (são de) Sapiranga. _______ house is blue. (Paul e Anna são os sujeitos = eles)
6- They are building (construindo) ____________ new home (lar=casa). (they é o sujeito da frase- = eles)
7- The lawyer (O advogado) is talking (conversando) to __________  son (filho). (The lawyer  é o sujeito=ele)
8- Tom is working (trabalhando) on  __________ project (projeto). (Tom é o sujeito = ele)
9- The Spanish actress (a atriz espanhola) is painting _______ new armchair (poltrona). (The Spanish actress é o sujeito = ela)
10- The women (as mulheres) are preparing (preparando) _________ sandwiches. (the women é o sujeito= elas)
11- The boys (os meninos) are waiting (esperando) for ___________ friends. (the boys é o sujeito= eles)

B. Hello! Meet my Family! (Olá! Conheça minha família)
Hi, my name is Sam. I have a big family. Charles is my father and Janet is my mother. I have (tenho) two sisters. My sister Sara is sixteen years old. Anna is my other (outra) sister. She is fourteen years old. I’m the youngest (mais jovem) in my family. I’m eleven years old.

Hi, my name is Charles. I have a small (pequena) family.  My parents (meus pais) are Paul and Susan Brown. I have (tenho) one brother, one sister, one nephew (sobrinho) and two nieces (sobrinhas). I am the oldest (mais velho) of my family. I have two pets (bichos de estimação) a dog and a bird.

Hi, my name is Joana Darc. I have a big family. I have five brothers (irmãos) and four sisters (irmãs). I am the youngest (mais jovem) in my family. I have 15 cousins (primos). The name of my parents (meus pais) are Hedi and Guilherme. I have one dog and its name is Bobby. I’m 15 years old.

Vamos escrever sobre nossas famílias? Coloquei 3 modelos. Quero que vocês se apresentem e digam nome, idade, se a família é grande ou pequena, se tem algum pet; brothers ou sisters. 

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br

Aula não presencial - Semana 06
Aula 04- Português

Querido alunos! Espero que todos estejam bem e se cuidando. Eu estou fazendo isso. Como ainda não podemos voltar a nossa rotina, proponho para as próximas duas semanas ler o livro "Diário de um Banana". O livro está indo em anexo, em PDF, é só abrir e ler: https://drive.google.com/file/d/1fvyW-dfcmCiyDcX_xQcdEGr9JdbUKF-S/view?usp=sharing
e responder algumas questões sobre o mesmo.

Fazer no google classroom ou enviar para o meu email: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br


QUESTÓES DO LIVRO DIÁRIO DE UM BANANA

1- O que é retratado no livro?

2- Em que série está o menino?
3- Quem é o seu amigo e como ele é?
4- Quem são os seus irmãos ? Fale sobre cada um deles.
5- Quem são seus pais?
6- Como Greg descreve seu diário?
7- Qual o nome completo de Greg?
a)Gregland Galante         b) Gregory Heffley   c) Greggley Kinney  d)NDA

8- Quem é o melhor amigo de Greg?
a)Rowley Jefferson       b) Cirag Gupta   c) Patty Farrel   d) Fregley
9- Em que pessoa é narrado o livro, primeira ou terceira pessoa?
10- Qual o problema retratado no livro?
11- Qual é uma das brincadeiras de mal gosto que acontecem na escola de Greg?
12- Qual das personagens é o autor do diário?
13- Qual trecho melhor nos ajuda a entender o que é um diário. Quem escreve um diário: 

ASSINALE.
a)Sempre relata grandes fatos históricos e dá sua opinião sobre eles.
b)Relata fatos que vive e vê acontecer todos os dias de sua vida.
c)Relata fatos do dia a dia, registra suas impressões sobre eles e suas emoções.
d)Apenas  relatar fatos do dia a dia, ou seja, desabafar, expor-se , quer registrar suas emoções, impressões.

14- No diário, Greg teve a preocupação de deixar registrado o momento  em que os textos foram escritos.

a)Por que, em um diário, é importante anotar o dia em  que se escreve?
b)Se Greg desejasse fazer uma indicação  mais precisa ( exata) da data, que outras informações ele poderia colocar junto com o dia da semana?

15- Leia o fragmento do texto abaixo e responda às questões propostas. OBS: As páginas do fragmento estão invertidas e a professora não conseguiu invertê-las. Desculpas!

QUESTÃO 1 - Você acabou de ler parte do diário de um garoto chamado Greg, estudante de 6º ano. Trata-se de um texto fictício, criado para uma obra literária. 
a) Em um diário, os fatos podem ser relatados no tempo presente ou no passado. Releia a página do diário e responda: Qual desses tempos é mais frequente, mais utilizado por Greg? Por quê? 

b) O autor Jeff Kinney, ao relatar a história de Greg, poderia ter escrito em primeira pessoa (quem escreve conta algo que aconteceu consigo mesmo) ou em terceira pessoa (quem escreve conta algo que aconteceu com outra pessoa). Por que ele escolheu escrever em primeira pessoa? 

QUESTÃO  2-- Sobre o Diário de um banana, responda: 
a) Um fato gerou toda a confusão relatada por Greg nas páginas do diário. Indique qual foi esse fato?______________________b) Com base no caso contado por Greg, como o leitor desse diário pode imaginar o relacionamento entre os dois irmãos?____________
QUESTÃO 3-- O texto não diz como Rodrick enganou o pai. De que maneira ficamos sabendo como ele fez isso? 
Aula não presencial - Semana 06
Aula 03- Educação Física
Danças urbanas:

A dança é uma expressão corporal, conteúdo em comum com ambas as disciplinas citadas acima.
As danças urbanas referem-se àquelas práticas que emergem dos contextos periféricos e do choque
cultural entre grupos/tribos.  Foram criadas com base em ideais de lutas e protestos, expressões
artístico-culturais e nas práticas de lazer. Estão nos muros (grafite), nas fotografias, na moda,
na arte, no cinema, na televisão, na internet. 
Esse estilo de dança está dividido / classificadas em: popping, locking, funk, hip hop, street dance,
breaking, entre outros.
Segue alguns vídeos para vocês analisarem, aprenderem e reproduzirem alguns passos básicos.
Após, peçam ajuda para algum familiar gravar um vídeo de vocês dançando (pode ser bem
curtinho com uns quatro passos aprendidos).

Boa dança e divertimento!

Aula não presencial - Semana 06
Aula 02- Matemática

1) Identifique os números faltantes nos quadros abaixo:




2) Solange é coordenadora de um escola localizada na cidade de Arco Íris.

Ela irá fazer uma consulta com pais e alunos para um levantamento dos principais problemas do cotidiano escolar e possíveis soluções. A escola tem 320 alunos sendo que 82 moram no bairro amarelo, 93 no bairro laranja e 175 no bairro vermelho. Os pais do bairro amarelo irão se reunir a cada 15 dias, os do bairro laranja a cada 10 dias e os do bairro vermelho a cada 12 dias. Essas reuniões acontecerão ao longo de 60 dias. Quantas reuniões acontecerão no total?

3) Pedro foi ao supermercado e fez uma compra no valor de R$178,00, efetuando o pagamento sem que restasse troco. Para isso ele deu ao caixa o menor número possível de notas, cujos valores eram de R$ 1,00, R$ 5,00, R$ 10,00e R$ 50,00. Considerando que ele usou notas de todos esses valores, quantas notas ele usou?

a ( ) 5 b ( ) 7 c ( ) 9 d ( ) 10 e ( ) 12

4) Responda usando números romanos:
a) O ano em que você nasceu……………………………..
b) O ano em que estamos…………………………………..
c) A turma em que você está na escola…………………
d) A sua idade……………………………

5) Escreva o antecessor e o sucessor dos números abaixo:
a) …….XV…….. b) …….V………. c) …….XX…….
d) ……. L……… e) …….XXIX……..