terça-feira, 28 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 11 - Ciências

Oi pessoal!! Tudo bem com vocês? Nessa semana, faremos um pequeno teste sobre o solo. Vocês devem resolver, marcando apenas uma alternativa em cada questão, depois fotografar e postar na plataforma.

1. Os principais elementos que atuam na formação do solo são:
a) Apenas elementos da natureza (clima, relevo, água e seres vivos), pois as atividades humanas não exercem nenhuma influência na formação do solo.
b) O tectonismo é o elemento mais importante para a formação dos solos, pois a movimentação das placas tectônicas gera a decomposição da rocha em grande escala.
c) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e seres vivos. O ser humano, todavia, não tem nenhuma influência nesse processo.
d) O solo é formado a partir de grandes desastres naturais, como terremotos, tsunamis, furacões etc. Como são eventos extremos, têm uma capacidade maior para decompor a rocha.
e) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano.

2. É comum na agricultura a adição de húmus a um solo pouco produtivo, uma vez que esse composto traz muitos benefícios, tais como: retém a umidade do solo por mais tempo, funciona como reservatório fixo de nitrogênio, promove a liberação de nutrientes lentamente, além de impedir a compactação de solos argilosos e promover a agregação de solos arenosos. O húmus é um componente do solo e é formado a partir da:
a) decomposição de restos orgânicos pelos micro-organismos do solo.
b) fragmentação da rocha em decorrência de elevadas temperaturas.
c) mistura da água de chuva com os minerais provenientes da rocha.
d) transformação dos minerais primários em minerais secundários.

3. Na parte de cima da crosta terrestre encontra-se o(a):
a) manto.
b) núcleo.
c) rocha-mãe.
d) solo.

4. Relacione os tipos de solo às suas características.
( 1 ) Solo arenoso. ( 2 ) Solo argiloso. ( 3 ) Solo humífero
( ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável).
( ) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável).
( ) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).
A relação correta de cima para baixo é:
a) 3,1,2
b) 2,3,1
c) 1,2,3
d) 3,2,1

5. As florestas tropicais são conhecidas por apresentar grande variedade de plantas e animais. Pensando sobre a quantidade de matéria orgânica presente nesses locais, é esperado que os solos destas florestas tenham grande quantidade de:
a) Húmus.
b) Argila.
c) Areia.
d) Cascalho.

6. Considerando o que você aprendeu sobre solo, escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:
a) Solos arenosos são os mais ricos em húmus.
b) Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
c) Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
d) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.

7. Um cientista, ao analisar duas amostras de solo, percebeu as seguintes características:
I – A amostra 1 apresenta grãos maiores que a amostra 2.
II – Na amostra 1 a água penetra com muito mais facilidade que na amostra 2.
Com essas informações é possível concluir que:
a) A amostra 2 é húmus.
b) A amostra 1 é areia.
c) A amostra 1 é argila.
d) A amostra 2 é areia.

8. O homem colabora para a destruição do solo quando:
a) planta árvores.
b) irriga suas plantações.
c) semeia trigo e cereais semelhantes.
d) derruba florestas.

9. A foto a seguir foi tirada na época das chuvas, quando são comuns as notícias de deslizamentos, principalmente em morros ocupados pela população.
Isso acontece principalmente porque:
a) Existe grande quantidade de terra nos morros.
b) O solo dos morros se desfaz com maior facilidade.
c) A retirada da cobertura vegetal dos morros prejudica o solo.
d) As casas fortalecem a estrutura do solo.

10. As matas ciliares precisam ser mantidas e preservadas, pois possuem importante papel no equilíbrio ecológico. Sobre a função dessa cobertura vegetal, estão corretas as proposições a seguir, exceto:
a) São importantes corredores ecológicos que favorecem a conservação da biodiversidade.
b) Contribuem para o controle e redução do processo de assoreamento dos cursos d'água.
c) As matas ciliares intensificam a força das águas que chegam a rios nos períodos de precipitação acentuada.
d) Oferecem proteção para as águas e o solo, evitando a erosão e o desbarrancamento nas margens dos rios, córregos e lagos.
e) As matas ciliares constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura, pois dificultam a entrada de poluentes para o meio aquático.
Aula não presencial - Semana 11
Aula 10 - Educação Física

Nesta semana vamos realizar uma leitura de um artigo, de preferência convide toda a família para participar da leitura. O objetivo dessa atividade é para vocês pensarem sobre o assunto, pois na próxima semana estarei encaminhando um trabalho relacionado. Boa leitura!

Sedentarismo
O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido. Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no mínimo 300 calorias por dia. O sedentarismo possui alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública. Acredita-se que 46% da população brasileira seja sedentária. Ainda, estima-se que o sedentarismo esteja relacionado com quase 14% das mortes no Brasil.
Causas do sedentarismo:
Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta de atividades físicas e de uma alimentação saudável. Algumas atividades do atual modo de vida das pessoas favorecem o sedentarismo, por exemplo: Fazer uso de carro mesmo em pequenos trajetos; Utilizar escadas rolantes; Rotina tomada por diversas atividades; Deixar de realizar algumas atividades domésticas; Consumo exagerado de alimentos industrializados; Passar várias horas utilizando o computador ou em frente a TV. As consequências do sedentarismo são: Perda de força física; Atrofia muscular; Surgimento de doenças: diabetes tipo 2, hipertensão arterial e infarto do miocárdio; Acúmulo de gordura; Em alguns casos mais graves pode até levar à morte súbita.

Sedentarismo infantil e na adolescência:
O sedentarismo não acomete apenas os adultos, ele também é bastante comum na infância e adolescência, trazendo consequências para a vida adulta. Uma criança sedentária pode tornar-se um adulto obeso. Porém, as crianças magras também podem sofrer as consequências do sedentarismo. Muitas crianças substituíram o ato de brincar por assistir TV, jogar videogames, usar computadores e tabletes. Os adolescentes também passam horas em frente aos computadores, TV e utilizando celulares. Além da falta de atividades físicas, crianças e adolescentes tendem a se alimentar de mais doces, chocolates, biscoitos e refrigerantes, o que contribui para a obesidade.

Sedentarismo e obesidade
A obesidade pode surgir em decorrência do sedentarismo. Isso acontece quando o sedentarismo é associado a uma dieta rica em açúcares e gorduras. A obesidade é o acúmulo de gordura corporal em excesso, caracterizada pelo volume excessivo do ventre e de outras partes do corpo.

Dicas para sair do sedentarismo
Para sair do sedentarismo é necessário dar início a realização de atividades físicas. Elas podem iniciar de forma leve e aumentar de intensidade com o tempo.
A atividade física é fundamental para uma vida saudável e longe do sedentarismo. As principais dicas para sair do sedentarismo são: Realizar uma alimentação saudável; Praticar no mínimo 30 minutos de atividade física por dia; Preferir realizar pequenos trajetos caminhando; Praticar a ginástica laboral, no caso de trabalhos em escritórios; Trocar elevadores por escadas; Realizar atividades domésticas.