terça-feira, 14 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 10- Alemão

Woche von 06.07.2020 bis 10.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht’s dir?
Enviar as respostas anexando-a preferencialmente no Google Sala de aula. Mas, se não for possível, enviar para o e-mail da professora: ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br, devidamente identificado com nome e turma. ATENÇÃO para a correção das atividades da aula passada! Qualquer dúvida, me escrevam um e-mail, pois as atividades do class room são verificadas ao final do prazo de entrega, quando lhes dou o retorno. Fique ligad@ no prazo de entrega para a professora (postagem na plataforma,por e-mail ou WhatsApp da escola, pois atividades entregues com atraso já tiveram acesso ao arquivo com a correção, portanto serão consideradas diferentemente. Continue se empenhando na realização das tarefas!

Aula não presencial - Semana 09
Aula 09- Inglês

Nosso primeiro e mais importante documento é a certidão de nascimento. Com a certidão de nascimento, a pessoa existe oficialmente para o Estado e a sociedade. Você já viu a sua? Você se lembra o que tem nela? Abaixo, é uma certidão de nascimento de uma cidadã Canadense. Os dados são fictícios para preservar o nome das pessoas. No Canadá, duas línguas são faladas: inglês e francês.
Birth Certificates - Province of British Columbia

Olhem os dados que traz nesta certidão:
Birth Certificate (Certidão de Nascimento) – vai aparecer o estado que foi registrado
Surname: Sobrenome
Given Name: nome dado (tem algumas pessoas que tem mais de um nome).
Sex: sexo – female (feminino)    male : (masculino)
Place of Birth ou Birthplace: cidade de nascimento
Date of Registration: data que a pessoa foi registrada
Issue Date ou Date of Issue: Data de emissão (deste documento)
Name of parent: Nome de um dos pais (sempre sobrenome vem primeiro, daí o resto do nome)
Birthplace of Parent: local de nascimento de um dos pais (nome da mãe vem primeiro)
Name of parente: Nome de um dos pais (sempre sobrenome vem primeiro, daí o resto do nome)
Birthplace of Parent: local de nascimento de um dos pais (agora do pai)
Daí bem um código de barra (onde está o número da certidão do filho)

E agora um modelo fictício de uma Carteira de Identidade.
Registry Express Inc. | Identification Card
No: Número do Documento 
Expires: vencimento (dia-mês-ano)
Name: Sobrenome, o resto do nome
Address: Endereço 
DOB: (date of birth) – data de nascimentor 
WT: Peso  (weight)         HT: altura (height)
Sex: Sexo – female (feminino)    male : (masculino)
Eyes: cor dos olhos      
Hair: cor dos cabelos
Issued: Data de Emissão
OBS: Abaixo da foto tem que ter a assinatura da pessoa
Nos documentos atuais também aparece se a pessoa é doador(a) de órgãos (DONOR)
Agora, vamos interpretar esses documentos:
1-Are the words in the box mention in the Birth Certificate? (As palavras na caixa abaixo foram mencionadas na certidão de nascimento?) Se foram, coloque um X ao lado delas.
Birthplace      hospital      certificate      date     birth       registration        original     surname

2. Read the birth certificate again and answer the questions. (Leia a certidão de nascimento novamente e responda as perguntas)
a) What Family members were mentioned? (Quais os membros da família que foram mencionados?
b) What is the name of the person who was registered? (Qual o nome da pessoa registrada?)
c) What word identify the sex of the registered person?) Qual palavra identifica o sexo da pessoa registrada?
d) From what country is this document? (De que país é esse documento?
e) In which situation below do people need to use ID card? (Em que situações abaixo precisamos de nossa carteira de identidade?)
a)  (     ) to travel (viajar)                  
b)  (     ) to register in courses and schools (para se matricular em cursos e escolas)
c)  (      ) to stay in some places (para se hospedar em alguns lugares)
d)  (     ) to enter in Banks (para entrar em bancos)

f) Compare the ID card to the Birth Certificate. Read the information and, write BC (birth Certificate) or ID (identity card). Compare a carteira de identidade a certidão de nascimento. Leia as informações e escreva BC (certidão de nascimento) ou ID (carteira de identidade). Eles também podem aparecer nos dois documentos.

a)Signature (assinatura) ________
b)Address (Endereço) __________
c)Country (país) ______________
d)Eyes and hair color (cor dos olhos e cabelo) ______
e)Birth date: (data de nascimento) _________
f)Photography (fotografia) ________
g)Document name (Nome do Documento) _____________
OBS: Pessoal, essas palavras de identificação vão aparecer muito durante o ano.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 07- Artes

ASSUNTO: Arte nas Civilizações Antigas - dando continuidade ao estudo sobre as Civilizações Antigas, a pesquisa desta semana será sobre a Civilização GREGA. Guie sua pesquisa seguindo os tópicos abaixo:
-Característica da pintura e escultura;
-Ânforas gregas, suas características e utilidade;
-Os principais Deuses Gregos;
-A relação dos gregos com os Jogos Olímpicos;
-Qual a importância do teatro na cultura grega;

 Vídeo sobre o assunto neste link, se quiser assistir:
A pesquisa deverá ser feita no documento anexo na plataforma e enviado para a entrega neste espaço ou no caderno enviando a foto como entrega.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 06- Português

PRODUÇÃO TEXTUAL
Queridos alunos! Espero que vocês estejam bem , saudáveis e que ainda estejam se cuidando. Vamos torcer para que isso tudo passe logo e possamos voltar para a normalidade. Estou com muita saudade de todos. Semana passada lemos o texto ¨A velha contrabandista¨ e respondemos umas perguntas sobre o mesmo. Esta semana quero que façam o seguinte: IMAGINE O QUE A VELHINHA FEZ DEPOIS QUE CONTOU SEU SEGREDO AO FISCAL. Conte essa outra história dela. OBS: Fazer no google classroom, ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br.
Aula não presencial - Semana 09
Aula 05- História

Dar continuidade ao nosso estudo, mas entrar num outro assunto:
O que vocês lembram quando se fala do EGITO? UAU......
Múmias, Pirâmides, Faraós, Deuses, Deserto, Cleópatra, rio Nilo, Enchentes, Pragas do Egito, papiro, escravos... entre outros itens. Então está semana para iniciar o assunto você devem fazer um desenho referente ao EGITO. Fazer no caderno ou numa folha, após tirar uma foto. Na sequência tem um mapa mental para olhar, observar...

Mapa mental sobre o Egito antigo. =)
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Aula 04- Geografia

ASSUNTO DA SEMANA: CARTOGRAFIA
ASSISTIR.
Copiar no caderno: O QUE SÃO MAPAS?
O conceito de mapa deriva do termo latim mappa. Trata-se de uma representação gráfica e métrica de uma porção de território sobre uma superfície bidimensional, geralmente plana, embora também possa ser esférica como é o caso dos globos terrestres. Graças às suas propriedades métricas, o mapa permite tirar medidas de distâncias, superfícies e ângulos, com resultados praticamente exatos. Por isso, os mapas constituem uma importante fonte de informação e permitem desenvolver diversas atividades humanas com base nos dados que eles proporcionam. O mapa teve sua evolução na Era dos Descobrimentos, período no qual as áreas representadas se tornaram maiores e, então, surgiu a necessidade de se obter bons níveis de precisão a fim de se realizar navegações com segurança. A cartografia (a arte de esboçar mapas geográficos) começou com linhas traçadas na areia e na terra. Hoje em dia, as técnicas baseadas na fotografia por satélite não só permitem dar a conhecer o contorno exato de um país, de um continente ou até do mundo, como também fornecem dados etnológicos, hidrográficos, orográficos e geológicos, por exemplo. Os historiadores estão convencidos de que foi Tales de Mileto quem elaborou o primeiro planisfério (mapa-múndi) no qual o mundo estava representado como um disco a flutuar sobre a água. Aristóteles, no que lhe diz respeito, foi o primeiro a medir o ângulo de inclinação relativamente ao Equador, levando assim, com o evoluir do tempo, o Homem a chegar à conclusão de que a Terra é esférica, isto é, redonda. Os cartógrafos trabalham com diversos planos de leitura e técnicas de simplificação à base de cores e simbologias, com o objetivo de proporcionar a maior informação possível e de forma clara. Contudo, a quantidade da informação publicada irá depender sempre da escala usada: quanto mais espaço dedicarmos a uma região, mais elementos informativos obteremos.

Existem diferentes tipos de mapas:
Mapas Temáticos Os mapas temáticos são aqueles que focam num tema específico para apresentar as informações. Lembre-se que os mapas são representações geográficas do nosso planeta, seja de um continente, do mundo, do país, de uma região, de um estado, etc. Quando a ideia central é reunir somente alguns dados ou características sobre algo específico (vegetação, biomas, cultura, etc.), temos então os mapas temáticos. Normalmente, os mapas temáticos facilitam o entendimento dos dados. Por isso são acompanhados de legendas explicativas, cores e símbolos, os quais auxiliam na interpretação das informações apresentadas. Hoje em dia existem diversos tipos de mapas temáticos e com o avanço das técnicas de representação associados à tecnologia, eles são feitos com extrema precisão. Confira abaixo os principais. Tipos de mapas temático: Há diversos tipos de mapas temáticos. Veja algumas classificações e as principais características de cada um deles:

Mapa Físico: reúne diversas informações relacionadas com os aspectos físicos de algum local (relevo, altitude, hidrografia, etc). As cores do mapa indicam alguns aspectos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para indicar planaltos e montanhas; as cores mais escuras para indicar a altitude; e o verde para marcar planícies.
Mapa da Vegetação: apresenta informações relacionadas com o tipo de cobertura vegetal de determinado local. Da mesma forma que no mapa físico, ele é repleto de cores e legendas que facilitam o entendimento do leitor.

Mapa Político: reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados, capitais e cidades mais importantes. As cores também são muito importantes nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios.
Mapa Econômico: reúne aspectos relacionados com o tipo de economia de cada região, ou seja, as atividades econômicas desenvolvidas em cada território (indústrias, comércio, serviços) pautadas nos
setores da economia. Também pode apresentar informações sobre a PIB, o IDH, dentre outros.

Mapa Histórico: apresenta informações ou acontecimentos históricos sobre determinado local. Geralmente contém títulos que estão relacionados com o contexto. Os mapas históricos também podem indicar aqueles mapas mais antigos.
Mapa Cultural: reúne diversos fenômenos culturais de uma região, estado, país, continente. Nesse caso, também pode aprese por exemplo (mapa linguístico).

Mapa Turístico: apresenta locais onde o turismo é assinalado como uma importante atividade econômica. Ele pode reunir os principais locais onde essa atividade é muito explorada, bem como instruir alguns turistas sobre os pontos turísticos de alguma região. Por exemplo, os principais
monumentos, museus.

Mapa Populacional: também chamado de mapa demográfico, esse tipo de mapa reúne informações relacionadas com a densidade demográfica de determinado local. Geralmente utilizam cores e legendas para indicar algum local com maior ou menor densidade.

Mapa de Transportes: nesse caso, os mapas podem estar relacionados com as rodovias, ferrovias, metrôs, rios navegáveis, dentre outros. Geralmente contém legendas sobre as estradas bem como a distâncias entre alguns locais.

Mapa Climático: reúne informações relacionadas com o tipo clima e os fenômenos meteorológicos que ocorrem em determinado local.
Mapa Pluviométrico: muito utilizado nos estudos meteorológicos, esse tipo de mapa reúne informações sobre as chuvas (precipitações) de alguns locais.

ATIVIDADES
01. Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise?
a) ( ) físico b) ( ) demográfico c) ( ) histórico d) ( ) econômico
02. Ao se visualizar um mapa climático, quais são os itens que diferenciam os climas apresentados?
a) ( ) as cores b) ( ) os símbolos c) ( ) a legenda d) ( ) a rosa dos ventos.
03. Um único mapa temático pode abordar vários temas? Por quê?
04.“São mapas utilizados para representar algum acontecimento em algum período histórico, como as
áreas colonizadas no Brasil até o século XVII.” A que tipo de mapa se refere esse fragmento? a) ( )
físico b) ( ) demográfico c) ( ) histórico d) ( ) econômico
05.“São mapas que representam as divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente:” A que tipo de mapa se refere esse fragmento? 
a) ( ) físico b) ( ) demográfico c) ( ) histórico d) ( ) político
06. De acordo com os mapas estudados qual é o tema do mapa-múndi? A representação naquele mapa é fiel à realidade? Explique.
07. Os mapas modernos possuem várias informações ali contidas que estão alinhadas com seus temas. Neste sentido, o que podemos afirmar sobre a função das cores em um mapa?
8. Dentre os mapas apresentados, qual é o mais adequado para se compreender a administração dos
Estados e regiões do país?