terça-feira, 14 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 04- Geografia

ASSUNTO DA SEMANA: CARTOGRAFIA
ASSISTIR.
Copiar no caderno: O QUE SÃO MAPAS?
O conceito de mapa deriva do termo latim mappa. Trata-se de uma representação gráfica e métrica de uma porção de território sobre uma superfície bidimensional, geralmente plana, embora também possa ser esférica como é o caso dos globos terrestres. Graças às suas propriedades métricas, o mapa permite tirar medidas de distâncias, superfícies e ângulos, com resultados praticamente exatos. Por isso, os mapas constituem uma importante fonte de informação e permitem desenvolver diversas atividades humanas com base nos dados que eles proporcionam. O mapa teve sua evolução na Era dos Descobrimentos, período no qual as áreas representadas se tornaram maiores e, então, surgiu a necessidade de se obter bons níveis de precisão a fim de se realizar navegações com segurança. A cartografia (a arte de esboçar mapas geográficos) começou com linhas traçadas na areia e na terra. Hoje em dia, as técnicas baseadas na fotografia por satélite não só permitem dar a conhecer o contorno exato de um país, de um continente ou até do mundo, como também fornecem dados etnológicos, hidrográficos, orográficos e geológicos, por exemplo. Os historiadores estão convencidos de que foi Tales de Mileto quem elaborou o primeiro planisfério (mapa-múndi) no qual o mundo estava representado como um disco a flutuar sobre a água. Aristóteles, no que lhe diz respeito, foi o primeiro a medir o ângulo de inclinação relativamente ao Equador, levando assim, com o evoluir do tempo, o Homem a chegar à conclusão de que a Terra é esférica, isto é, redonda. Os cartógrafos trabalham com diversos planos de leitura e técnicas de simplificação à base de cores e simbologias, com o objetivo de proporcionar a maior informação possível e de forma clara. Contudo, a quantidade da informação publicada irá depender sempre da escala usada: quanto mais espaço dedicarmos a uma região, mais elementos informativos obteremos.

Existem diferentes tipos de mapas:
Mapas Temáticos Os mapas temáticos são aqueles que focam num tema específico para apresentar as informações. Lembre-se que os mapas são representações geográficas do nosso planeta, seja de um continente, do mundo, do país, de uma região, de um estado, etc. Quando a ideia central é reunir somente alguns dados ou características sobre algo específico (vegetação, biomas, cultura, etc.), temos então os mapas temáticos. Normalmente, os mapas temáticos facilitam o entendimento dos dados. Por isso são acompanhados de legendas explicativas, cores e símbolos, os quais auxiliam na interpretação das informações apresentadas. Hoje em dia existem diversos tipos de mapas temáticos e com o avanço das técnicas de representação associados à tecnologia, eles são feitos com extrema precisão. Confira abaixo os principais. Tipos de mapas temático: Há diversos tipos de mapas temáticos. Veja algumas classificações e as principais características de cada um deles:

Mapa Físico: reúne diversas informações relacionadas com os aspectos físicos de algum local (relevo, altitude, hidrografia, etc). As cores do mapa indicam alguns aspectos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para indicar planaltos e montanhas; as cores mais escuras para indicar a altitude; e o verde para marcar planícies.
Mapa da Vegetação: apresenta informações relacionadas com o tipo de cobertura vegetal de determinado local. Da mesma forma que no mapa físico, ele é repleto de cores e legendas que facilitam o entendimento do leitor.

Mapa Político: reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados, capitais e cidades mais importantes. As cores também são muito importantes nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios.
Mapa Econômico: reúne aspectos relacionados com o tipo de economia de cada região, ou seja, as atividades econômicas desenvolvidas em cada território (indústrias, comércio, serviços) pautadas nos
setores da economia. Também pode apresentar informações sobre a PIB, o IDH, dentre outros.

Mapa Histórico: apresenta informações ou acontecimentos históricos sobre determinado local. Geralmente contém títulos que estão relacionados com o contexto. Os mapas históricos também podem indicar aqueles mapas mais antigos.
Mapa Cultural: reúne diversos fenômenos culturais de uma região, estado, país, continente. Nesse caso, também pode aprese por exemplo (mapa linguístico).

Mapa Turístico: apresenta locais onde o turismo é assinalado como uma importante atividade econômica. Ele pode reunir os principais locais onde essa atividade é muito explorada, bem como instruir alguns turistas sobre os pontos turísticos de alguma região. Por exemplo, os principais
monumentos, museus.

Mapa Populacional: também chamado de mapa demográfico, esse tipo de mapa reúne informações relacionadas com a densidade demográfica de determinado local. Geralmente utilizam cores e legendas para indicar algum local com maior ou menor densidade.

Mapa de Transportes: nesse caso, os mapas podem estar relacionados com as rodovias, ferrovias, metrôs, rios navegáveis, dentre outros. Geralmente contém legendas sobre as estradas bem como a distâncias entre alguns locais.

Mapa Climático: reúne informações relacionadas com o tipo clima e os fenômenos meteorológicos que ocorrem em determinado local.
Mapa Pluviométrico: muito utilizado nos estudos meteorológicos, esse tipo de mapa reúne informações sobre as chuvas (precipitações) de alguns locais.

ATIVIDADES
01. Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise?
a) ( ) físico b) ( ) demográfico c) ( ) histórico d) ( ) econômico
02. Ao se visualizar um mapa climático, quais são os itens que diferenciam os climas apresentados?
a) ( ) as cores b) ( ) os símbolos c) ( ) a legenda d) ( ) a rosa dos ventos.
03. Um único mapa temático pode abordar vários temas? Por quê?
04.“São mapas utilizados para representar algum acontecimento em algum período histórico, como as
áreas colonizadas no Brasil até o século XVII.” A que tipo de mapa se refere esse fragmento? a) ( )
físico b) ( ) demográfico c) ( ) histórico d) ( ) econômico
05.“São mapas que representam as divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente:” A que tipo de mapa se refere esse fragmento? 
a) ( ) físico b) ( ) demográfico c) ( ) histórico d) ( ) político
06. De acordo com os mapas estudados qual é o tema do mapa-múndi? A representação naquele mapa é fiel à realidade? Explique.
07. Os mapas modernos possuem várias informações ali contidas que estão alinhadas com seus temas. Neste sentido, o que podemos afirmar sobre a função das cores em um mapa?
8. Dentre os mapas apresentados, qual é o mais adequado para se compreender a administração dos
Estados e regiões do país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário