terça-feira, 26 de maio de 2020

Aula não presencial - Semana 02
Aula 08- Educação Física

Olá alunos! Pensando em todas atividades de educação física ao longo dos anos escolares que você realizou, esportes, brincadeiras, jogos e exercícios em geral. Faça uma lista do que você pode adaptar em sua casa e colocar em prática usando os materiais que você tem e adaptados. Uma dica! Vá tentando e logo após registre se deu certo e se possível me mande esse registro em vídeo ou relato escrito.

Professor Gerson


Aula não presencial - Semana 02
Aula 07- Inglês

    Olá meus queridos alunos! Hoje vamos começar com o verbo “to be”. Esse verbo significa ser/estar.
Por exemplo: I am a teacher. (Eu sou uma professora) ou I am happy. (Eu estou feliz). O significado dele depende da frase que ele está inserido. O contexto da frase vai me dizer se ele está dizendo ser ou estar.
   Ele é o primeiro verbo que estudamos e todo ano ele faz parte das revisões de conteúdos pois ele é muito importante. Esse verbo conjugado (veja abaixo) é conhecido como o verbo AMAREIS. Nunca se esqueça dessa dica! Ela vai facilitar seus estudos. AMAREIS porque ele, quando conjugado, fica AM-ARE-IS.
   No dia-a-dia, quando falamos, usamos sempre a forma abreviada (abaixo a direita) porque quando falamos costumamos ‘engoliar’ algumas sílabas. Veja como ele fica:


OBS: 1) * IT = Não temos o sujeito neutro em português. Em inglês ele se refere a animais e coisas no singular.
2)   A primeira divisão corresponde aos pronomes (sujeito) no singular (I, you, he, she, it).
3)   A segunda divisão corresponde aos pronomes (sujeitos) no plural (we, you, they).
      4)    You (singular = você) – (plural = vocês). O contexto da frase vai me dizer se estou querendo dizer você ou vocês. Exemplo: You are a teacher. (Você é uma professora) ou You are teachers. (Vocês são professores).
      5)     O S da esquerda significa Singular e o P da esquerda significa Plural.


                                     ACTIVITIES

1.      Complete com as formas verbais am, is ou are. Traduzí algumas palavras para vocês para a frase ficar mais clara. Mas, se precisar, podem usar o dicionário sim.
a)      He is tired (cansado)                                       f) I am fine, thanks. And you?
b)      You ________ my classmate (colega).           g) She _______a doctor.
c)      We ________ classmates.                               h) You _______ my friend.
d)      She ________ Brazilian.                                 i) It ______ raining (chovendo).
e)      They _______ brothers (irmãos).                    j) I _____ Jussara.

1.      Reescreva as frases, colocando os verbos na forma abreviada:
a) I am a student.  I’m a student.
b) She is my teacher. She’s my teacher.
c) We are friends. __________________________________________________
d) It is a dog. ______________________________________________________
e) You are beautiful. ________________________________________________
f) I am fine. _______________________________________________________
g) They are happy.  __________________________________________________
h) She is well.  ____________________________________________________
i) We are players.  _________________________________________________
j) He is a painter. __________________________________________________

Aula não presencial - Semana 02
Aula 06- Português


EMPATIA
   
    Muito tem se ouvido esta palavra nos últimos dois meses. Mas o que vem a ser empatia?  Procurem o significado desta palavra, escrevam o significado no caderno ou no grupo da turma, depois façam um acróstico com a palavra e enviem uma foto da atividade realizada.

                   E
                   M
                   P
                   A
                   T
                    I
                   A

   As palavras formadas precisam ter alguma coisa relacionada com a situação que estamos vivendo.
    Abraço, profe. Maria

Aula não presencial - Semana 02
Aula 05- Arte

Tema: Solidariedade/água

A música é uma forma de expressão da arte e nos auxilia neste momento de incertezas no sentido de nos sentirmos mais tranquilos e alegres. Traz momentos de relaxamento e introspecção, dando a nossa imaginação diversas possibilidades de explorá-la.
Nosso objeto de estudo para hoje é a música do cantor Guilherme Arantes, PLANETA ÁGUA
·      A primeira tarefa será que vocês ouçam mais uma vez a música, já trabalhada no Ensino Religioso, com bastante atenção, e imaginem os lugares que a música cita e descreve em sua letra, assim poderão perceber mais detalhes que ajudarão na realização da próxima atividade.
·       Reflexão: A música nos leva a refletir o quanto a água é importante na vida do planeta e a responsabilidade que temos em preservar este bem tão precioso para todas as formas de vida. No momento em que fizemos a nossa parte no uso racional e nos conscientizamos para não poluirmos, estamos sendo solidários com as condições de vida de todos os seres vivos. Pense nisso!
·       Tenho certeza que todos imaginaram lugares lindos e cheios de vida enquanto ouviam a música. Agora chegou a hora de colocar estas imagens no papel em forma de desenho. Sejam bastante detalhistas no desenho, usem e abusem do colorido. Façam uma margem de 2cm. Bom trabalho. Capricho é importante!

PLANETA ÁGUA  -  Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água

Aula não presencial - Semana 02
Aula 04 - Ciências


Pesquisa relacionada ao COVID-19

1. Descreva o COVID-19.
2. Quais são os sintomas do COVID-19?
3. Quais são as pessoas mais suscetíveis a complicações relacionadas ao COVID-19 (grupos de risco)?
4. Na sua casa há alguma pessoa considerada do grupo de risco? Comente.
5. De que maneiras podemos evitar a circulação desse vírus?

Copiar as perguntas e respondê-las no caderno. Tirar uma foto e enviar para a escola.
Bom trabalho!

Aula não presencial - Semana 02
Aula 03 - Matemática

Olá pessoal, estou enviando esses probleminhas para ficarmos ligados na matemática. Faça com atenção. Leia, leia de novo e preste bastante atenção no que esta escrito aqui. Sei o seu potencial, você é capaz! Muita saudade! Fiquem bem! Prof Nara Vamos lá!!! 

1) Pedro está escrevendo um grande letreiro com a palavra "canguru", pintando uma letra por dia. Ele começou a escrever o letreiro na quarta-feira e trabalha todos os dias. Em que dia ele irá terminar o letreiro? 

Marque a resposta certa. ( )Segunda-feira ( )Terça-feira ( )Quarta-feira ( )Quinta-feira 
( )Sexta-feira 

2) Simão levantou-se faz uma hora e meia. Daqui a três horas e meia irá tomar o trem para a cidade de sua avó. Quanto tempo antes da partida do trem ele se levantou? 

Marque a resposta certa. ( ) 2 horas ( ) 4 horas ( ) 4 horas e meia ( ) 3 horas e meia 
( ) 5 horas 

3) Os alunos e professores da 4ª série farão uma excursão cultural. São 120 alunos e 5 professores, que irão em 5 ônibus. Quantas pessoas deverão ir em cada ônibus, sabendo-se que em cada ônibus deve ir o mesmo número de pessoas? 

4) Uma pesquisa perguntou a 1200 pessoas se liam jornal diariamente e 384 responderam que não. Quantas pessoas responderam que sim? 

 ( ) 816 ( ) 916 ( ) 1184 ( ) 1584 

 5) Meu avô tem 5 filhos, cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho? 

 6) No esquema abaixo encaixe as 8 cartelas numeradas de forma que a soma obtida pela adição dos números ligados pela mesma linha reta seja 12.


7) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos de manhã e 4 horas e 30 minutos a tarde. Quanto tempo ele estuda diariamente?
Aula não presencial - Semana 02
Aula 02 - Geografia

Olá turmas do sexto anos: 6º-01 e 6º-02, Eu professora Ester, estou bem e espero que vocês e suas famílias também! E no meio desta pandemia, mesmo estando longe fisicamente, aos poucos vamos voltar a estudar. 

Então, um dos conteúdos que estávamos estudando em GEOGRAFIA era sobre as paisagens. Lembram das naturais (criadas por Deus) e as modificações que homem fez (materiais). Fizeram desenhos sobre as paisagens. Então para relembrar tem essas atividades para vocês fazerem. Quem conseguir envia pelo mesmo programa e quem não conseguir faça no caderno, mas o responsável precisa assinar.

DATA DA ENTREGA: ATÉ 01-06-2020
Questão 1.
Observe a imagem, leia o texto e responda:


 Foto recente de praia. Comunidade faz mutirão e recolhe lixo em praia de Arembepe.  Evento ocorreu [...] para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Disponível em: G1 Bahia, 16 set. 2017. Acesso em: 2 jul. 2018.

(A) A imagem e a manchete se complementam, pois em ambas é possível verificar ações do ser humano para preservar o ambiente.
(B) Apesar de a imagem mostrar uma praia suja, isso ocorre em poucos lugares do mundo, pois, como apresenta a manchete, o ser humano se conscientizou sobre suas ações na natureza, havendo um equilíbrio em sua interação.
(C) Apesar de haver ações para reduzir o descarte desapropriado de resíduos, como apresenta a manchete, ainda é necessário um grande trabalho de conscientização, pois o ser humano segue poluindo e desequilibrando a natureza.
(D) Não é preciso se preocupar com o descarte desapropriado de resíduo em praias, pois todas as praias são limpas no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Questões 2 a 4.

Leia o texto e responda as questões de 2 a 4.

O texto abaixo apresenta a história da transformação da rua em que o senhor Francisco, de 55 anos, mora desde que era menino.

Quando eu era moleque, essa rua aqui era muito diferente. Para começar, não tinha nenhum prédio alto não, eram todas casas térreas e o calçamento era feito com paralelepípedo, não tinha asfalto em todo lugar como é comum se ver hoje. No final da rua, que sempre foi sem saída, tinha um pequeno córrego e havia também muita árvore de frutas. Eu comia manga quase o ano todo, era só ir buscar no final da rua. Hoje aqui tem esse mundaréu de prédio, só sobrou minha casa e mais duas do lado. E as árvores do final da rua... ah, essas se foram todas, para dar lugar a uma gráfica. Não tem mais manga aqui, planta mesmo, só esses matinhos de enfeite que colocaram pra embelezar a frente “matinhos” de enfeite que colocaram pra embelezar a frente ” de enfeite que colocaram pra embelezar a frente dos prédios.

2. Indique as alterações que ocorreram na rua do senhor Francisco. 

3.Identifique algum elemento que permaneceu sem alteração na rua do senhor Francisco.

4. Descreva os elementos naturais e construídos presentes no texto:
   
5- Agora descreva como é a sua rua onde mora. Faz tempo que moras ali? Que modificações observaram durante os últimos anos, meses? Se não moras ali a muito tempo, escreva como era o lugar a rua onde moravas. Use todos os detalhes.
Aula não presencial - Semana 02
Aula 01 - Língua Alemã

Hallo, liebe Schüler!

Você já imaginou o mundo sem algumas coisas, as quais tanto utilizamos?
ohne Telefon?
ohne TV?
ohne Auto?

*Converse em casa e escute as histórias que a tua família tem a contar. Os adultos sempre tiveram telefone? E internet? Como escutavam música?
  
    A Alemanha é conhecida por grandes invenções – do automóvel à aspirina e à fissão nuclear.

Mas você sabia que o país originou outros itens do dia a dia, como filtro de café?

Atividades:

1.      Leia os slides sobre as invenções genuinamente alemãs.

2.      Reflita: Tivemos que “nos reinventar” nesse tempo de Pandemia. O momento exige de nós precaução e criatividade. 

O que você e a sua família inventaram ou reinventaram nesse momento para passar o tempo sem sair de casa, ou para economizar nas despesas da casa? Conte-me em uma frase escrita em língua alemã (tempo presente) ou quem não tiver acesso a dicionário, dicionário on-line, pode ser em português.

z.B.: Wir backen Brot.
    (por exemplo)


Desejo que todos fiquem bem e vamos aguardar cheios de esperança pela INVENÇÃO da vacina e cura desse vírus cruel que assola o mundo!                                  
                                                 Viele Grüβe, Frau Wiest

OBSERVAÇÃO: Para visualizar as imagens em tamanho maior, dê um clique na figura.