terça-feira, 7 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 10- Religião - Profª Ester

ATIVIDADE FAZER NO CADERNO: TIRAR UMA FOTO E ENVIAR.
Esta aula será sobre: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Escrever nas mãos 10 coisas que são tradição ou ensinamentos sagrados, que a sua família passa para você. Escreva nos dedos. Para isso fazer o desenho de suas mãos e em cada dedo escrever algo que é tradição ou ensinamento sagrado.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 09- Inglês
Hello group! How are you?
Como a maioria respondeu que tinha o livro em casa, vou pedir para vocês fazerem um exercício de listening (compreensão). O CD está no final do livro. Gostariam que fizessem a página 24 e 25 – Exercício 5 e 6 (Faixa 06 e 07 do cd). Vou reproduzir o que está pedindo para vocês fazerem:
5 –Listen to some movie characters. Write the correct alternative in your NOTEBOOK. (Ouça alguns personagens de filmes. Escreva a opção correta no seu CADERNO). 
6- Listen to the movie characters again and choose the correct greeting according to the audio. Write in your NOTEBOOK. (Ouça novamente aos personagens de filmes e escolha a saudação correta (exemplo: hi, hello, hey there, etc.) de acordo com o áudio. Escreva a opção correta no seu CADERNO).

Ways to introduce yourself in English (Formas de se cumprimentar em inglês).

Em Inglês, temos formas de cumprimentar as pessoas formalmente e informalmente, assim como em português. Dependendo da ocasião, em uma entrevista de emprego por exemplo, eu tenho que cumprimentar formalmente quem vai me entrevistar. Já, cumprimentos entre amigos são sempre mais informais. Abaixo, vou mostrar a diferença de cumprimentos formais e informais.


Introducing Yourself (apresentando-se)

In this example, Peter and Jane are meeting for the first time at a social event. After greeting each other, they begin by asking simple personal questions like name, where they are from. (No exemple abaixo, Peter e Jane se conhecem pela primeira vez em um evento social. Depois de se cumprimentarem, eles começam perguntado simples perguntas como nome, de onde vem)

Peter: Hello.
Jane: Hi!
Peter: My name is Peter. What's your name? (Meu nome é Jane. Qual é o seu nome?)
Jane: My name is Jane. Nice to meet you. (Meu nome é Jane. Prazer em conhece-lo)
Peter: It's ´my pleasure. This is a great party! (Prazer é todo meu. Esta festa está ótima!)
Jane: Yes, it is. Where are you from? (Sim, ela está. De onde você vem?)
Peter: I'm from Amsterdam. (Eu sou de Amsterdam.)
Jane: Amsterdam? Are you German? (Amsterdan? Você é alemão?)
Peter: No, I'm not German. I'm Dutch. (Não, eu não sou alemão. Eu sou holandês)
Jane: Oh, you're Dutch. Sorry about that. (Ah, você é holandês. Desculpe)
Peter: That's OK. Where are you from? (Tudo bem. De onde você vem?)
Jane: I'm from London, but I'm not British. (Eu sou de Londres, mas eu não sou inglês)
Peter: No, what are you? (Não, o que você é?)
Jane: Well, my parents were Spanish, so I'm Spanish, too. (Bem, meus pais eram espanhóis, assim eu também sou espanhol)
Peter: That's very interesting. Spain is a beautiful country. (Isso é muito interessante. Espanha é um país bonito)
Jane: Thank you. It is a wonderful place. (Obrigada. É um país muito bonito).
Peter: How old are you, Jane? (Quantos anos você tem,Jane?)
Jane: I’m 21 and you?. (Eu estou com21 e você?)
Peter: I’m 24. (Eu estou com 24).

Olhem o que usamos para nos apresentarmos a outras pessoas:
My name is... (meu nome é...)
Where are you from? (De onde você vem?)
I'm from... (city), state, or country) ( (Eu sou de ... (cidade, estado ou país)).
Are you... (Spanish, American, German, Brazilian, etc.) – (Você é ……. (espanhol, americano, alemão, brasileiro)
Now it is your turn to write a dialogue as the example above. (Agora chegou a sua vez de criar um pequeno diálogo como o exemplo acima. Você precisa se apresentar, perguntar de onde vem, qual é a sua nacionalidade, idade. Lembrem-se que, quem nasce no Brazil é Brazilian (preciso escrever línguas, nacionalidades com a primeira letra maiúscula). Você pode criar nomes fictícios. 

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 08
Aula 08- Educação Física
Vamos alongar

Nada como começar um dia fazendo um bom alongamento! Todos os dias desta semana logo após acordar e fazer sua higiene matinal e tomar um café vamos fazer uma série de alongamentos. Jogue um dado e o número que cair será a série de alongamentos que fará. Jogue o dado todos os dias duas vezes, e mantenha a posição por 20 segundos! Bom dia a todos.

Mande uma foto de um dia !
Abraço!
Aula não presencial - Semana 08
Aula 07- Matemática

Revisão 4 operações.
1) Na escola de Ana há 3879 alunos. Na escola de Paulo há 2416 alunos. Então a diferença entre elas é de 1463 alunos. Se, no próximo ano, 210 alunos se matricularem em cada escola, qual será a diferença entre elas?
a) ( ) 2416 alunos b)( ) 1673 alunos c)( ) 1883 alunos d)( ) 1463 alunos.

2) À vista um automóvel custa R$ 26.454. À prazo o mesmo automóvel custa R$ 38.392. A diferença entre o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros?

3) Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de vinho?

4) De acordo com o Censo de 1980, a população de uma cidade era de 79 412 habitantes. Feito o Censo em 1991, verificou-se que a população dessa cidade passou a ser de 94 070 habitantes. Qual foi o aumento da população dessa cidade nesse período de tempo?

5) O carro de Maria faz 12 km por litro. O litro da gasolina custa R$ 4,20. Maria vai fazer uma viagem de 96 km, quanto ela irá gastar?
a) ( ) R$ 50,40 b) ( ) R$ 33,60 c) ( ) R$ 403,20
6) Arme e Resolva as operações.
a) 8.337 + 2.791 e) 2.620 – 945
b) 153 x 7 f) 7.650 ÷ 3
c) 7.594 + 5.872 g) 7.000 – 1.096
d) 1.007 x 9 h) 2.397 ÷ 17
Aula não presencial - Semana 08
Aula 06- Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES:
1. O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso.
2. As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom.
3. Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o email institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br .

ASSUNTO DA SEMANA: Perdoar!
a) Leia com atenção o texto: “Os nove passos do perdão” de Fred Luskin.
b) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

1. RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
a. Faça uma frase para cada passo do perdão (siga os itens do texto). As frases devem ser bem resumidas, como tópicos.
Resposta:
OS NOVE PASSOS DO PERDÃO
Autor: Fred Luskin
1. Saiba exatamente como você se sente sobre o que ocorreu e seja capaz de expressar o que há de errado na situação. Então, relate a sua experiência a umas duas pessoas de confiança.
2. Compromete-se consigo mesmo a fazer o que for preciso para se sentir melhor. O ato de perdoar é para você e ninguém mais. Ninguém mais precisa saber sua decisão.
3. Entenda seu objetivo. Perdoar não significa necessariamente reconciliar-se com a pessoa que o
perturbou, nem se tornar cúmplice dela. O que você procura é paz.
4. Tenha uma perspectiva correta dos acontecimentos. Reconheça que o seu aborrecimento vem dos sentimentos negativos e desconforto físico de que você sofra agora, e não daquilo que o ofendeu ou agrediu dois minutos - ou dez anos - atrás.
5. No momento em que você se sentir aflito, pratique técnicas de controle de estresse para atenuar os mecanismo de seu corpo.
6. Desista de espera, de outras pessoas ou de sua vida, coisa que elas não escolheram dar a você. Reconheça as “regras não cobráveis” que você tem para sua saúde ou para o comportamento seu e dos outros. Lembre a si mesmo que você pode esperar saúde, amizade e prosperidade e se esforçar para consegui-los. Porém você sofrerá se exigir que essas coisas aconteçam quando você não tem o poder de fazê-las acontecer.
7. Coloque sua energia em tenta alcançar seus objetivos positivos por um meio que não seja através de experiência que o feriu. Em vez de reprisar mentalmente sua mágoa, procure outros caminhos para seus fins.
8. Lembre-se de que uma vida bem vivida é a sua melhor vingança. Em vez de se concentrar nas suas mágoas – o que daria poder sobre você à pessoa que o magoou – aprenda a busca o amor, a beleza e a bondade ao seu redor.
9. Modifique a sua história de ressentimento de forma que ela o lembre da escolha heroicas que é perdoar. Passe de vítima a herói na história que você contar.

Perdoar é uma das atitudes mais nobres que se pode ter. O perdão desata nós na garganta, conforta corações e promove a paz de espírito. Não é à toa que perdoar é divino!
Keep calm and forgive. Mantenha a calma e perdoe!
Aula não presencial - Semana 08
Aula 05- Português
A velha contrabandista
Stanislaw Ponte Preta

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
– Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:
– É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
– Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
– Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
– Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
– O senhor promete que não “espaia” ? – quis saber a velhinha.
– Juro – respondeu o fiscal.
– É lambreta.
QUESTÕES
Dê o significado das palavras, caso necessário, use o dicionário.
fronteira
alfândega
odontólogo
encabulado
muamba
interceptou
manjo
apreendo
Quem são as personagens do texto?
Em que espaço está ambientada a história?
Por que os fiscais começaram a desconfiar da velhinha?
Na primeira vez que o fiscal examinou o saco que a velhinha levava e viu que era areia, ele ficou encabulado, sem graça. Por quê?
Explique o que o fiscal quis dizer com a frase: ¨Manjo essa coisa de contrabando pra burro¨
Que tipo de narrador temos na história? Narrador observador ou narrador personagem?
Que palavras ou trechos comprovam a sua escolha de narrador?
9) O que a velhinha carregava dentro do saco, para despistar o guarda?
10) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
11) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda: Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia?
12) Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.
13) Quando a velhinha decidiu contar a verdade?
14) Qual é a grande surpresa da história?
15) Organize corretamente as frases abaixo, observando a ordem dos acontecimentos.
( ) O fiscal verificou que só havia areia dentro do saco.
( ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
( ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
( ) Todo dia, a velhinha passava pela fronteira montada numa lambreta, com um saco no bagageiro.
( ) Mas, desconfiado, o fiscal passou a revistar a velhinha todos os dias.
( ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
( ) Então, ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas pediu à velhinha que lhe dissesse qual era o contrabando que fazia.