sexta-feira, 24 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

1.O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso.
2.As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom.
3.Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o email institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br.
ASSUNTO DA SEMANA: Direitos e Deveres de Criança.
a) Leia com atenção o texto “Os direitos da criança”.
b) Assista ao vídeo da Professora Claudinha:

c) Acesse e leia o conteúdo do Link: https://acrilex.com.br/portfolio-item/direitos-e-deveres-das-criancas/
d) Desenvolva as atividades na Plataforma Classroom, escrevendo a resposta onde consta “R.:” (Não precisa salvar o documento. Ao fechar salva automaticamente).

OS DIREITOS DA CRIANÇA.
Objetivo – Muitas crianças não conhecem o direito da criança, por isso resolvi coloca-los em forma de aula e comentar com os alunos. O presente texto que segue abaixo, foi aprovado pela ONU (organização das Nações Unidas) no dia 20 de novembro de l959. Se intitula: DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA.

1. A criança deve ter condições para desenvolver-se física, mental, moral, espiritual, e socialmente com liberdade e dignidade.
2. A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, desde o seu nascimento.
3. A criança tem direito à alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
4. A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.
5. A criança deve crescer amparada por seus pais e sob sus responsabilidade, num ambiente de afeto e se segurança.
6. A criança tem direito à educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
7. A criança, em todas as circunstâncias deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
8. A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.
9. A criança deve ser protegida contra práticas de discriminação racial, religiosa ou de qualquer índole.
10.A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.

1. FAÇA A ATIVIDADE QUE SEGUE:
a. Escolha cinco direitos que você considera os mais importantes:
b. Quais desses direitos você acha que não tem? Por quê?
c. Qual a forma que você colabora com sua família? Faça uma lista de 10 (dez) DEVERES mais importantes que todas as crianças têm:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
A liberdade é o direito de fazer o próprio dever. Toda criança tem o direito de ser feliz e amada! (Michelle Meneses)
Aula não presencial - Semana 11
Aula 08 - Português

Oi alunos! Para esta semana a atividade será a seguinte:

● Crie uma tirinha bem humorada, sobre algum assunto e que também traga algum ensinamento. OBS: Como a tirinha envolve desenho, sugiro que façam no caderno ou numa folha, depois tirem uma foto bem bonita e enviem pelo google classroom ou enviar para o e-mail maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 11
Aula 07 - Artes

ASSUNTO: Desenho de Arte Egípcia
Estimados alunos, nas últimas tarefas trabalhamos com pesquisa, explorando as culturas do Egito, Grécia e Roma. Nossas próximas atividades serão para trabalharmos um pouco o que aprenderam nestas pesquisas. Novamente faremos um povo por aula, começaremos pelo Egito. Releia sua pesquisa para recordar o conteúdo e escolha algo que achou interessante. Você poderá desenhar algo como as pirâmides, os deuses Egípcios, escolhendo um específico para o seu trabalho. Faça pesquisa de imagens para que possa observar e criar seu desenho. Observe detalhes que caracterizam a cultura, o uso das cores, das formas, locais e dimensões. O desenho deverá ser feito com margem de 2 cm e em tamanho grande na folha. Trabalho concluído deverá ser fotografado e entregue pelo Google Sala de Aula Capriche e bom trabalho!
Aula não presencial - Semana 11
Aula 06 - Inglês

Hi group! How are you?
Gostaria que todos vocês dessem uma olhadinha nos arquivos para ver se não tem nenhum trabalho pendente. Em alguns casos, eu pedi para refazerem e em outros casos o arquivo veio vazio. Deixei recado, mas até hoje eu não tive retorno. Hoje, iniciaremos com o Artigo Indefinido.

Artigo Indefinido A/AN – Significa “um” ou “uma”. 
A (um, uma) é usado: antes de palavras no singular iniciadas por consoantes.

Ex: a boy (um menino) a ship (um navio) a dog (um cachorro) a chair (uma cadeira) a girl (uma menina) antes de palavras iniciadas por h (quando este for pronunciado).

Ex: a horse (um cavalo) a hair (um cabelo) a house (uma casa) a huge animal (um grande animal) com palavras que iniciam com o som de semi-vogal (som de y ou w)

Ex: a university (uma universidade) a uniform (um uniforme) a year (um ano) a week (uma semana) 

OBS: No inglês, a letra u tem o som de y (consoante) em várias palavras.

AN (um, uma) é usado: antes de palavras no singular iniciadas por vogais.

Ex: an egg (um ovo) an eraser (uma borracha) an animal (um animal) an ugly man (um homem feio) com palavras iniciadas por h mudo (quando este não for pronunciado). Sou poucos ‘s’ que não são pronunciados:

Ex: an hour (uma hora) an heir (um herdeiro(a)) an honest man (um homem honesto) an human (um humano)

OBS: Sempre que falarmos na profissão de alguém precisamos usar a/an:

Ex: a nurse (uma enfermeira) - a waiter (um garçom) a student (um estudante) an architect (um arquiteto)

Exercises:

1- Circle the correct alternative. (Circule a alternativa correta). As frases foram traduzidas para uma melhor compreensão. 
a) (A, An) penguin can’t fly. – Um pinguim não sabe voar.
b) There is (a, an) child in my room. – Tem uma criança no meu quarto.
c) This is (a, an) hot day. – Está um dia quente.
d) It isn’t (a, an) good idea. – Não é uma boa ideia.
e) He is (a, an) honest man. – Ele é um homem honesto. 
f) There is (a, an) elephant and (a, an) camel in the zoo. –Tem um elefante e um camelo no zoo.
g) I want (a, an) dress and (a, an) green hat. – Eu quero um vestido e um chapéu verde.
h) There is (a, an) ugly man waiting for you. - Tem um homem feio esperando por você.
i) Helen is (a, an) teacher and her husband (a, an) engineer. - Helen é uma professora e seu marido um engenheiro.
j) Michel wants to be (a, an) doctor. – Michel quer ser um medico.

2 - Complete with a, an. (Complete com a, an).
a)She is _________ woman in love. – Ela é uma mulher apaixonada.
b)________ wife is ________ woman. Uma esposa é uma mulher.
c)________ writer writes books. – Um escritor escreve livros.
d)He is ________ dentist. – Ele é um dentista.
e)We live near_______ lake. – Nós moramos próximo a um lago.
f)Eat_____ egg and _____ apple every day. – Coma um ovo e uma maçã todos os dias.
g)She is ________ English girl. – Ela é uma menina inglesa.
h)________ Engineer builds houses. – Um engenheiro constrói casas.
i)______ parrot is _______ bird. – Um papagaio é um pássaro.
j)_____ whale is ________ mammal. – Uma baleia é um mamífero.

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 11
Aula 05 - Matemática

Expressões numéricas.
Usando símbolos ( Leia atentamente o texto explicativo)
Nas expressões numéricas usamos parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { }
sempre que for necessário alterar a prioridade das operações. Quando aparecer esses
símbolos, iremos resolver a expressão da seguinte forma:
1o) as operações que estão dentro dos parênteses
2o) as operações que estão dentro dos colchetes
3o) as operações que estão dentro das chaves
Exemplos
a) 5 . ( 64 - 12 : 4 ) =
5 . ( 64 - 3 ) =
5 . 61 = 305
b) 1440 : { 30 . [ 20 + ( 49 - 35 ) . 2 ] } =
1o passo: resolvemos a operação dentro dos parênteses.
1440 : { 30 . [ 20 + ( 49 - 35 ) . 2 ] } =
1440 : { 30 . [ 20 + 14 . 2 ] }
2o passo: resolvemos as operações dentro dos colchetes, começando pela multiplicação e,
depois, a adição.
1440 : { 30 . [ 20 + 14 . 2 ] } =
1440 : { 30 . [ 20 + 28] } =
1440 : { 30 . 48 }=
3o passo: resolvemos a multiplicação dentro das chaves.
1440 : { 30 . 48 } =
1440 : 1440
4o passo: resolvemos a última operação, que é a divisão.
1440 : 1440 = 1
Exercícios
1) Calcule o valor das expressões.
a) ( 4 x 7 + 12) : ( 3 x 5 + 5)=
b) 15 + [ ( 3 x 6 2 ) - ( 10 6 : 2 ) + 1 ]= – –
c) (6 + 2 ) x 3 + 5=
d) (3 + 33 : 3) x (12: 3 + 1)=
e) 20- (8 x 2 + 4) : (15 :5 +1 )=
Aula não presencial - Semana 11
Aula 04 - História

GALERA O SEGUINTE HOJE! EGITTOOOO! AINDA? SIMMMMM! APÓS NA SEQUÊNCIA MAIS TEXTO E ABAIXO DOS TEXTOS ATIVIDADES QUE DEVERÃO SER COPIADAS PARA O CADERNO.













ATIVIDADES:
22) Complete a frase, utilizando apenas uma das palavras entre parênteses.
a) Durante milhares de anos, o significado da __________________________hieroglífica permaneceu um mistério, ninguém conseguia decifrar os símbolos antigos do Egito. Em 1799, o engenheiro francês Pierre Bouchard desenterrou uma placa de basalto preta enquanto construía um forte na cidade de Rosetta, no Nilo. (ciência, agricultura, religião, medicina, astronomia, escrita, arqueologia)
b) A ________________________________ foi desenvolvida pelos egípcios a partir da necessidade de calcular e controlar o armazenamento de alimentos. Também foi necessário criar cálculos específicos para a construção das pirâmides. (Medicina, Química, Astronomia, Biologia, Matemática, Filosofia, Arqueologia, Paleontologia) “Osíris veio ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa Ísis. Criou o húmus, lodo fértil existente no leito do rio Nilo. Ensinou os homens a agricultura e a metalurgia. Tornou a vida possível graças à vegetação, que trazia abundância e benefícios a seu povo.”
23) De acordo com o texto é verdadeiro afirmar que:
a .( ) Os egípcios acreditavam em apenas um deus.
b. ( ) Os egípcios só conheciam explicações científicas para os fenômenos da natureza.
c. ( ) O povo do Egito Antigo não acreditava na influência dos deuses em suas vidas.
d. ( ) Os egípcios atribuíam aos deuses a ocorrência de fenômenos da natureza.
24- Em que se baseava a economia Egípcia?
25- Comente sobre a religião egípcia.
26- Por que os egípcios mumificavam os cadáveres?
Aula não presencial - Semana 11
Aula 03 - Geografia

Esse assunto será explicado no meet
Que a Terra se movimenta isso vocês já sabem, então vamos falar sobre isso:



Então até aqui observa-se que a Terra é o único Planeta com vida.


Todos devem ter ouvido falar que existem quatro fases da LUA. E cada fase da LUA leva uma semana para para ocorrer a próxima mudança. Lua minguante, lua nova, lua crescente e lua cheia. Além do exemplo da influência da Lua que tem abaixo, temos tem a influência dela nas plantações e colheitas que o agricultor cuida muito.







Aula não presencial - Semana 11
Aula 02 - Religião - Profª Ester

Sei que a data já passou, mas avô e avó não são passageiros. Então vamos ver um pouquinho como essa data surgiu?


A origem do dia dos Avós – 26 de julho.

Comemoramos no dia 26 de julho o dia dos avós por que nessa data conhecida como o dia da vovó, mas foi criada para homenagear os avós de Jesus Cristo, Santa Ana e São Joaquim. É no evangelho de Tiago que encontramos o informações que dizem respeito à sua vida, na verdade é o único registro que encontramos na Bíblia sobre os avós de Jesus. 

Depois disso, a data tem sido lembrada a cada ano com mais intensidade pelo comércio, da mesma forma que já é feito com o dia das mães, dos pais e das crianças. Esta comemoração é uma forma carinhosa dos netos agradecerem tantos ensinamentos que seus avós transmitem a toda família.

Em muitas culturas, o idoso é respeitado como aquele que transmite conhecimento, além disso sua longevidade é sinônimo de grande experiência. Não importa se os avós são de uma tribo indígena, africana ou se são anciões na China ou Japão por exemplo, o que importa mesmo é ouvir seus conselhos com atenção e carinho. Eles são a base de toda família pois auxiliam na educação e criação de seus netinhos e na maioria das vezes, ajudam seus filhos mesmo depois de adultos e já casados.

Por isso, manter esse elo de afeição com os nossos queridos avós é tão importante. Quem ainda tem o prazer de conviver com eles em suas famílias, todos felizes e em harmonia, com saúde e principalmente integrados, sabem bem do que estou falando. O respeito que devemos ter pelos idosos é muito importante pois eles são a herança de nossa família. Todos merecem ser tratados com carinho e muito respeito, ter atenção com eles, ouvi los, é muitas das vezes só o que eles querem.

Contar histórias, relembrar é um exercício prazeroso, onde reviver o passado trás brilhos nos olhinhos já cansados além disso, é assim que nos ensinam. Desta forma, visitando-os sempre, (agora sabemos que não dá, por causa da Covid 19) o contato com seus familiares melhora sua autoestima, deixando os felizes e se sentindo muito melhor, esta atitude certamente serão fatores que ajudarão a prolongar a vida.

Há pessoas que desrespeitam os idosos, os pais ou e até mesmo seus próprios avós, retiram a dignidade de suas vidas, abandonando-os em asilos ou instituições, abrigos para velhos. Fazendo com que se sintam abandonados, rejeitados, em outras palavras jogados fora fazendo com que percam a esperança de viver.

Atualmente, existe aqui no Brasil o Estatuto do Idoso que são leis que obrigam os filhos a cuidarem dos pais, garantindo melhores condições de vida para aqueles que não conseguem se manter. Em conclusão disso, não devemos esquecer que um dia, conforme a lei natural da vida, iremos também envelhecer, e seremos nós os avós.
Viva o dia dos avós.

Atividade para fazer:
Eu não tenho mais avô nem avó. Também não tenho mais pais vivos. Assim meu filho também não tem avô nem avó de nenhuma parte. Talvez alguns de vocês também não tem nenhum dos vôs. Mas que tem ame os sempre. Eles precisam de carinho e atenção. Como já disse antes, agora não se pode visitar eles. Mas tem outros meios de matar a saudade. Telefonando, mandando mensagens entre outros meios.

Então quero que vocês registrem alguma história de convivência que vocês já tiveram. Com seus avós. Podem escrever a história, ou uma história que eles contaram para vocês. Se tiverem uma foto com eles podem mandar junto. Quem não tem mais vô e vó pede para os pais contar algo sobre eles. 

Aula não presencial - Semana 11
Aula 01 - Alemão

Woche von 27.07.2020 bis 31.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Hallo liebe Schüler / Querid@s alun@s, comos estão? Seguimos primeiramente corrigindo a atividade da semana passada: CORREÇÃO ~ Página 16 atividade 17