terça-feira, 23 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 06
Aula 10- Religião - Profª Ester

Refletindo sobre o racismo: As pessoas no globo terrestre agem de acordo com as suas crenças, realidades, histórias e convicções. Desde a Pré-História, as pessoas se envolvem em guerras muitas vezes por não aceitar a crença e a liberdade de expressão de um povo. (Professora).
“Antes de falar de racismo, devemos nos atentar para uma distinção conceitual importante: racismo, discriminação e preconceito não são, exatamente, a mesma coisa. Preconceito é um julgamento sem conhecimento de causa, ou seja, julgar algo ou alguém sem antes conhecer. Discriminação é o ato de diferenciar, de tratar pessoas de modo diferente por diversos motivos. Já o racismo é uma forma de preconceito ou discriminação motivada pela cor da pele ou origem étnica. Pensando na extensão dos conceitos, o racismo está dentro dos conjuntos “preconceito” e “discriminação”, mas não os esgota”. https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/racismo.htm

Leia o texto abaixo e responda (na própria página e me devolva, ou no caderno, tire foto e me envia pelo Classroom se possível) o que se pede:
1) Por que algumas tribos africanas usam máscaras?
2) Quando os africanos costumam usar máscaras?
3) Qual é a relação que existe entre o sentimento e o uso de máscaras em algumas tribos africanas?
4) Reflita sobre a situação da Covid-19 no mundo e o uso de máscaras. Quais são as dificuldades que enfrentamos ao usar essas máscaras? Quais são os benefícios do uso das máscaras?
5) Após assistir ao vídeo dogon-mask-dance, que é uma dança na qual os africanos acreditam que se conectam com o mundo espiritual e o mundo real. Compare o ritual deles com pelo menos um ritual “mágico” e espiritual que nós praticamos na nossa sociedade. Como nos conectamos com os nossos seres que consideramos superiores (Deus, anjos,..)? 
6) Na sua opinião, de que forma o racismo se manifesta na nossa sociedade?

As máscaras africanas e os rituais
Apesar de serem reconhecidas como objetos artísticos, as máscaras africanas, na realidade, representam muito mais do que meros adereços para as populações que as utilizam. Elas são símbolos ritualísticos que têm o poder de aproximar as pessoas da espiritualidade. Essas peças são produzidas como instrumentos essenciais em diversos ritos, como rituais de iniciação, nascimentos, funerais, celebrações, casamentos, curas de doentes e outras ocasiões importantes. Em geral, os rituais contam também com música e dança, além de vestimentas próprias. É criada uma atmosfera "mágica" a fim de transformar os participantes que vestem as máscaras em representações de antepassados, espíritos, animais e deuses. Diferente deles, os Grebo, também da Costa do Marfim, usam máscaras que exibem olhos bem abertos e redondos. Esse tipo de olhar se relaciona a um estado de atenção e atitude raivosa. Há também as máscaras que atuam como símbolos de animais, trazendo à tona as características desses bichos, como a força do búfalo, por exemplo. Algumas culturas se utilizam ainda de representações femininas em suas máscaras, como é caso da cultura Punu, no Gabão, do povo Baga, de Guiné-Bissau e dos Idia, em Benin.


Já o povo Senufo, da Costa do Marfim, possui máscaras que valorizam a paciência e o pacifismo, expressos pelos olhos semicerrados.

Aula não presencial - Semana 06
Aula 09- História

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Por que se fala em Revolução Agrícola? Porque o impacto da nova atividade na história do homem foi enorme. Até então os seres humanos não haviam se organizado em grandes grupos com divisões sociais bastante definidas. Com o desenvolvimento da agricultura, ou da chamada REVOLUÇÃO AGRÍCOLA, isso mudou. A população aumentou. As necessidades mudaram e os seres humanos passaram a dominar cada vez mais o mundo que os cercava. Há um consenso que a REVOLUÇÃO AGRÍCOLA tenha começado na CRESCENTE FÉRTIL. CRESCENTE FÉRTIL é o nome dado a uma região do ORIENTE MÉDIO, historicamente habitada por diversos povos e civilizações desde os mais primitivos estágios de evolução do homem moderno. Seu nome deriva precisamente do fato dessa região em forma de LUA CRESCENTE, ser extremamente propícia à agricultura, literalmente ‘’rasgando’’ áreas desérticas completamente inóspitas, impróprias para o povoamento constante e estável. Tal condição vantajosa à ocupação humana advém do fato dessa região acompanhar o curso dos rios TIGRE e EUFRATES, (que nascem entre as montanhas Taurus, localizadas na atual Turquia) permitindo assim o acesso potável, que também serve para irrigação das lavouras locais, bem como a criação de gado. O Crescente Fértil abrange as áreas da MESOPOTÂMIA e do LEVANTE (os territórios ou parte dos territórios da PALESTINA, ISRAEL, JORDÂNIA, LÍBANO, SÍRIA E CHUPRE), delimitado ao sul pelo DESERTO DA SÍRIA e ao norte o PLANALTO da ANATÓLIA.

Mapa da Mesopotâmia                                         No mapa acima se você observar bem, tem uma meia lua em fase crescente de cabeça para baixo. Foi nesta região que as primeiras civilizações se fixaram. Ao longo de rios, principalmente por causa da água e também assim seguindo o rio não iriam se perder. A região é frequentemente denominada o ‘’berço da civilização’’ por ser ali o local de nascimento e desenvolvimento de vários povos, que atestadamente, antes de quaisquer outros em outras regiões do planeta, iniciaram o processo de desenvolvimento civilizatório como até hoje o reconhecemos, como por exemplo, através do desenvolvimento de cidades, da agricultura, da roda, da escrita, de diversas ferramentas, além do desenvolvimento do comércio. Assim com o desenvolvimento da agricultura, os grupos podem ser maiores, desde que dentro de limites estabelecidos pela fertilidade do solo, quantidade de terra disponível e estrutura organizacional da tribo. Após leitura deste texto, escreva em um parágrafo de em torno de cinco linhas o que foi a REVOLUÇÃO AGRÍCOLA: RESPONDER NO CADERNO E ENVIAR FOTO.                                         

Aula não presencial - Semana 06
Aula 08- Geografia

Na continuação do estudo sobre orientação, vai um caça-palavras que deve ser feito, e após responder no GOOGLE CLASSROOM com o envio de uma foto.

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA


L
L
Z
E
W
V
U
F
I
Z
X
E
P
P
F
I
O
J
W
C
J
U
M
U
I
U
Q
O
R
C
C
S
S
L
J
C
U
H
O
Z
M
S
N
P
U
G
H
Z
R
M
Q
L
U
A
W
N
W
M
U
Y
A
O
Z
G
P
M
E
N
B
V
Q
V
L
N
H
L
R
A
W
B
L
D
P
R
X
J
M
K
Y
B
L
U
A
T
G
C
C
Q
T
R
O
O
H
E
M
I
S
F
E
R
I
O
S
A
A
P
M
U
O
H
S
R
L
E
T
N
T
S
K
U
Z
Z
G
V
M
S
W
E
K
G
S
I
B
N
O
R
O
E
S
T
E
H
A
P
A
M
Y
T
M
O
U
E
J
W
A
F
P
H
N
J
W
R
S
I
B
P
G
E
J
Q
B
Z
J
I
S
U
M
L
O
A
C
A
T
N
E
I
R
O
G
T
A
U
F
C
U
W
E
D
U
T
I
G
N
O
L
J
H
G
S
K
I
R
C
H
D
U
J
Z
R
T
J
S
O
L
E
L
A
R
A
P
F
C
Q
J
O
M
E
R
I
D
I
A
N
O
S
C
I
O
R
M
A
H
N
K
E
N
S
J
L
S
S
H
U
C
I
H
D
M
O
K
R
P
P
C
S
H
P
G
E
T
O
O
T
A
E
D
X
K
S
G
G
S
S
D
T
N
G
L
T
E
L
D
A
L
T
V
S
X
A
E
O
A
O
K
E
V
L
J
N
T
A
J
O
I
S
E
P
S
D
F
E
L
R
W
W
L
E
B
Q
S
C
C
P
Z
E
D
B
U
O
G
G
E
T
A
N
M
S
D
E
E
V
I
J
A
O
U
Y
D
S
U
Q
R
S
C
F
H
T
J
I
D
W
E
X
C
Z
T
R
E
V
Y
F
T
A
A
P
L
E
E
T
R
O
N
E
A
R
I
N
S
E
Y
L
S
E
R
D
M
D
Z
I
O
I
W
S
O
N
T
M
T
N
Q
N
E
S
T
X
O
B
D
C
N
E
S
C
A
L
A
G
E
T
Q
I
P
C
A
U
A
J
D
F
Q
O
Y
I
I
D
L
S
K
O
A
E
F
V
E
Q
U
A
D
O
R
F
A
J
J
I
L
Y
I
S
N