segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 09 - Educação Física

A atividade desta semana é referente à leitura do artigo da semana passada sobre o sedentarismo.
Responda os seguintes questionamentos:
1 – Quantas pessoas moram na sua casa?
2 – Quantas pessoas praticam atividade física?
3 – Qual a regularidade?
( ) .1 a 2 vezes por semana
( ) 3 vezes por semana
( ) mais de 3 vezes por semana
4 – Cite quais atividades são realizadas.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 08 - História

NESTE PLANO DE AULA: ASSISTIR UM VÍDEO POR DIA. APÓS TEM UM MAPA EU TEXTO E AS ATIVIDADES PARA FAZER:

Assistir este link:
UM LINK POR DIA: VÍDEO DOS HEBREUS: https://youtu.be/bck3ik6BX-s
UM LINK POR DIA: VÍDEO DOS FENÍCIOS: https://youtu.be/Q80f0jDPQo8
UM LINK POR DIA: https://youtu.be/cbMT1Ywa050

APÓS ISSO LER O TEXTO E FAZER AS ATIVIDADES:


ATIVIDADES:
Aula não presencial - Semana 12
Aula 07 - Geografia

APÓS A AULA NO MEET, TIRA DÚVIDAS, AGORA VAMOS CAPRICHAR NO QUE FAZER. Na aula passada falava das quatro estações do ano. Agora estamos no inverno, depois vem a primavera, verão e outono. Então vocês vão pegar uma folha de oficio e dividir ela em quatro partes:

Depois enviar uma foto no Google sala de aula. E em cada quadrado vão fazer um desenho que indique a estação: Exemplo: 

Inverno
Primavera


Verão



outono
Aula não presencial - Semana 12
Aula 06 - Religião - Profª Ester



Origem do Dia dos Pais
Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas. Desde a história da civilização passamos por datas importantes, sendo muitas internacionalmente e outras mais específicas para um país ou região, trazendo seus significados, tornando-as relevantes para todos nós.

Dia dos pais é uma das datas mais celebradas no mundo, porém pouco se sabe sobre a origem dessa data. Conta-se a lenda que há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmeseu, filho do rei Nabucodonosor moldou em argila o primeiro cartão, desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai. Todavia a data foi institucionalizada no ano de 1909, quando uma menina chamada Sonora Louise Dodd , resolveu mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, a admiração que sentia por ele, pois havia perdido a esposa em 1808, que faleceu ao dar a luz sexto filho. John criou todos os filhos sozinho sendo sempre um bom pai, responsável e carinhoso, motivando assim a filha Sonora.

O interesse da data espalhou para todo o Estado de Washington, tornando-se uma celebração nacional. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia, mas foi só em 1966 que o presidente Lyndon Jonson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais, no entanto, alguns dizem que foi oficializado em 1972 pelo presidente Richard Nixon (“ Dia dos Pais”, Fhater’s Day.)

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, criada por Roberto Marinho, cujo objetivo era tanto social quanto comercial, querendo atrair comerciantes para seu jornal “O Globo”. Conta-se que na verdade, ela foi idealizada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, na época diretor do jornal, propôs a primeira celebração do Dia dos Pais no Brasil para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering. No entanto depois de algum tempo a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, permanecendo assim até hoje. Durante esse dia acontecem diferentes tipos de celebrações, apresentações, almoço em família, troca de presentes, entre outras. ( só que dessa vez não será possível fazer isso). Seguindo a tradição da Igreja Católica, 19 de Março comemora-se o dia dos pais em Portugal, celebrando o dia de são José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo) e pai adotivo de Jesus.

Países que celebram o Dia dos Pais em outras datas

Em Portugal, Itália, Bolívia e Espanha, a festividade acontece dia 19 de março, dia de São José. No Reino Unido acontece no terceiro domingo de junho, sem grandes comemorações. Na Argentina comemora-se na mesma data com reuniões em famílias. Na Grécia, essa comemoração é recente, decorrente ao dia das mães, se comemora em 21 de junho. No Canadá, 17 de junho, pois ainda sem grandes comemorações, considerada uma data comercial. Na Alemanha, no dia da Ascensão, 39 dias depois da Páscoa, costumam fazer piqueniques e andar de bicicleta. Austrália segundo de setembro. Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho, La as festas são como no Brasil reuniões em famílias e presentes. Peru, a data não é muito especial para eles, comemora-se no terceiro domingo de junho. África do Sul, não é data tradicional, porém acontece no mesmo dia do Brasil. Rússia não existe propriamente o dia dos pais, os homens comemoram dia 23 de fevereiro o dia do “defensor da pátria”. Suécia, Finlândia e Estônia comemoram no segundo domingo de novembro.

ATIVIDADE: Eu sei que muitos talvez não têm um pai presente, (por vários motivos, eu por exemplo não tenho mais já é falecido). Mas alguém está fazendo esse papel de pai, talvez a própria mãe, o vó, o padrasto, tio ou outra pessoa.

Quero que você de uma maneira criativa faça uma pequena homenagem ao seu ‘’pai’’. Depois me escrevam o que fizeram. Talvez um cartão, uma carta, ou alguma outra coisa (lembrando não é nada comercial e sim o fato de dar um forte abraço a essa pessoa, claro se a tiver). Depois me escrevam como foi este dia e enviam pelo classroom.
Aula não presencial - Semana 12
Aula 05 - Matemática

Resolva de acordo com a explicação feita na aula realizada pelo meet e Salva no Classroom.

1) Identifique as partes de uma potência:
a) 2²= 8
Base:
Expoente:
Potência:
b) 5²=25
Base:
Expoente:
Potência:
2) Transforme multiplicações em forma de potenciação:
a) 4x4x4x4x4x4= ______
b) 5x5x5= ______
c) 8x8x8x8= ______
d) 1×1= ______
3) Resolva as potenciações abaixo:
a) 40²
b) 15³
c) 30³
d) 11⁴
e) 47¹
f) 11³
g) 67⁰
Aula não presencial - Semana 12
Aula 04 - Português

INTERPRETAÇÃO DA TIRINHA

Para acessar clique no link: https://drive.google.com/file/d/1a57WRMW_uc4vMlxlWkTsa-a7hFyUTzhG/view?usp=sharing
Aula não presencial - Semana 12
Aula 03 - Arte

ASSUNTO: Ânforas gregas
Seguindo nossos estudos sobre Arte nas Civilizações Antigas, nesta semana temos como tema de trabalho as ânforas gregas. Objetos que são ricos em detalhes e de grande importância na arte e cultura desta civilização, criados como objetos utilitários passaram a valiosos objetos de arte.

Em anexo na atividade segue uma imagem, desenho de ânfora para colorir. Quem puder imprimir para colorir, poderá fazê-lo. Caso a impressão não seja possível faça o desenho em folha de desenho no sentido vertical, assim como a imagem anexa e pinte depois. Será importante que você pesquise imagens de ânforas para observar as características e cores e deixar sua pintura o melhor possível em relação ao objeto grego. 

Link da atividade:https://drive.google.com/file/d/1zcSmaUPABsN4472FzAUdtjWmr32HANnY/view?usp=sharing

Trabalho concluído deverá ser fotografado e entregue pelo Google Sala de Aula
Bom trabalho!

Aula não presencial - Semana 12
Aula 02 - Inglês

Hi group! How are you?
Gostaria que todos vocês dessem uma olhadinha nos arquivos para ver se não tem nenhum trabalho pendente. Em alguns casos, eu pedi para refazerem e em outros casos o arquivo veio vazio. Deixei recado, mas até hoje eu não tive retorno. Hoje, iniciaremos com o Artigo definido.

Artigo Definido “The” –
Significa “O, OS, A, AS”.
THE (o ,a, os, as) é usado:
 Antes de substantivos:
The boy (o menino) The girls (as meninas) The people (as pessoas)
 Antes de nomes de instrumentos musicais:
The violin (o violino) the guitar (o violão) the piano (o piano)
 Antes de nomes de famílias:
The Beckers The Silvas The Schneiders
 Antes de nacionalidades:
The Brazilian people The European people The Chinese people
 Antes das partes do dia:
In the morning (de manhã) in the afternoon (a tarde) in the evening (a noite)
 Antes de nomes de oceanos, rios, mares, montanhas (no plural), ilhas (plural), países (plural), hotéis,
cinemas, teatros, trens e navios.
The Pacific Ocean (oceano) - The Amazon(rio) - The Black sea (mar) - The Himalayas (montanhas) -
The Maldivas (ilha) - The United States (país) - The Hotel das Rosas (hotel) The Cinemark (cinema) –
The Titanic (navio)
 Antes de um substantivo único de uma classe ou espécie:
The rich (os ricos) The poor (os pobres)
 Antes de um substantivo único no mundo inteiro:
The Earth (a terra) The Colosseum (O Coliséu) The sun (O sol) The moon (a lua)

Quando NÃO PODEMOS USAR O “THE”:

 Antes de nomes próprios de pessoas, cidades, países (que não terminarem em ‘s’); ciências e línguas:
The Jussara The Dois Irmãos The Brazil The Biology The Spanish
 Antes de substantivos usados no sentido geral:
The gold (ouro) the money (dinheiro) the coffee (café)
 Antes de pronomes possessivos:
The our car (nosso carro) the his house (casa dele) the my book (meu livro)
 Antes de alguns substantivos como home (casa), church (igreja), school (escola), Hospital, bed (cama) prison
(cadeia) quando usados para o seu propósito original.
Ex: I went to church (to pray) – Eu fui para a igreja para rezar. (É esse o propósito quando vamos para a
igreja)
I went to hospital (I was sick) – Fui para o hospital (estava doente) – (Se estamos doentes temos que ir ao
hospital, esse é o objetivo de irmos a um hospital)

MAS.. .... se fui por um outro motivo que não seja o normal, tenho que usar ‘THE’. Exemplo:
I went to the church to meet her. (Fui para a igreja para encontrar ela) – não para rezar
I went to the hospital to see a friend. (Fui para o hospital para ver um amigo) – não pq estava doente

Let’s practice: (Vamos praticar)

I – Complete with the, when necessary. (Preencha, quando necessário, com ‘the’).
a. _______ Santos like to play ________ guitar.
b. _______ Alps (Aples) are high (altas) mountains.
c. He decided (decidiu) to cross (cruzar) ______ Atlantic on a small (pequeno) boat (barco).
d. ______ fish is good for your health. (Peixe é bom para a saúde)
e. We like________ cheese (queijo), _____ ham (presunto) and _______ eggs (ovos).
f. _____ women (mulheres) who (que) live(moram) in that house work (trabalham) in ______ bank.
g. She studies (estuda) ______ mathematics in a school near (perto) ________ Rio dos Sinos.
h. Have you studied (estudou) _________ English?)
i. ________ parents (pais) of my friend (do meu amigo) are going to ______ Cinemax in Novo Hamburgo.
j. ________ João went (foi) to (para) _______ my house.

II – Página 39 do livro de vocês. Copia no seu notebook as questões. Tire uma foto do notebook (caderno) e
mande para a teacher, juntamente com o exercício 1.
1 – Leia o texto e responda as questões 2 e 3.

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse
email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br