terça-feira, 2 de junho de 2020


Aula não presencial - Semana 03

Aula 07- Ciências

Assistir ao vídeo sobre o COVID-19 no link



 Eu na quarentena

Como está sendo sua quarentena? Conta pra mim preenchendo o formulário abaixo. As respostas dadas serão usadas para fazer uma análise de alguns comportamentos e riscos relacionados ao COVID-19. Fique tranquilo, seu nome não será divulgado. Se quiser, peça ajuda aos pais na hora de responder.
Responder à caneta.
Devolver a pesquisa a seguir até o dia 10 de junho, na secretaria da escola.

1. Nome:
2. Idade:
3. Quantas pessoas moram na mesma casa que você?
4. Entre as pessoas que moram com você, alguma faz parte de algum grupo de risco do COVID-19? Se sim, qual grupo de risco?
5. Entre as pessoas que moram com você, quantas receberam a vacina contra a gripe nesse ano (2020)?
6. Quantas pessoas da sua casa saem e voltam para casa diariamente (para trabalhar ou ir ao mercado, por exemplo)?
7. Em média, quantas vezes por semana, alguém da sua família vai ao mercado?
8. Quantas máscaras de proteção há na sua casa?
9. A máscara é usada: em casa? na rua? no trabalho? nos estabelecimentos comerciais?
10. Sobre a higienização das mãos, você diria que na sua família ela acontece:
a) de forma frequente, por todas as pessoas da família 
b) de forma frequente, por algumas pessoas da família 
c) raramente, ou seja, não é um hábito comum 
11. Sobre a sua alimentação durante a quarentena, você considera que ela está sendo: a)     uma alimentação saudável
b) uma alimentação relativamente saudável, porém com grande consumo de doces e carboidratos 
c) uma alimentação pouco saudável
12. Em relação às atividades físicas durante a quarentena, qual é a frequência que você as pratica? Considere um tempo mínimo de 40 minutos de atividade.
13. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para dormir?
14. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para assistir TV/séries?
15. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para mexer no celular (redes sociais, jogos...)?
16. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para realizar atividades domésticas?
17. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para estudar/ler?

Aula não presencial - Semana 03
Aula 06- Religião

ATIVIDADES DO PROFESSOR VILSON SOMENTE PARA OS ALUNOS DO 6º 02


ORIENTAÇÕES: 
A) As atividades devem ser registradas no caderno de Geografia; 
B) Por enquanto não enviar imagens ou fotos de caderno. As atividades serão avaliadas presencialmente, após o retorno;
C) Aguarde orientações para envio ou postagem de atividades realizadas.

ASSUNTO DA SEMANA:
▪ “VIVEMOS DIAS DIFÍCEIS!” 

- Desenvolvimento das atividades: 

a) Leia a mensagem. Encontre no texto sentimentos que você tem e anote-os em seu caderno de ensino Religioso. 


Me mande mentalmente coisas boas. Estou tendo uns dias difíceis? mas nada, nada de grave. Dias escuros sem sorrisos, sem risadas de verdade. Dias tristes, vontade de fazer nada, só dormir. Dormir porque o mundo dos sonhos é melhor, porque meus desejos valem de algo, dormir porque não há tormentos enquanto sonho, e eu posso tornar tudo realidade. Quando acordo, vejo que meus sonhos não passam disso, sonhos; e é assim que cada dia começa: desejando que não tivesse começado desejando viver no mundo dos sonhos, ou transformar meu mundo real num lugar que eu possa viver, não sobreviver. (Caio Fernando Abreu)

b) Ouça a música composta por Paulinho Black: https://www.letras.mus.br/vivenciaevisao/dias-dificeis/ 

c) Responda as questões que seguem, em seu caderno de Ensino Religioso: 

1. Quais os problemas enfrentados pelo personagem da música? 
2. Como ele superou os seus problemas? 
3. Quais dicas ele dá a você para superar as dificuldades? 
4. Você se identificou com alguma coisa trazida pela música? 

Boa semana a todo(as)! Prof. Vilson F. Selch.



Aula não presencial - Semana 03
Aula 05- Matemática

Oi Pessoal! Saudade!! Vamos lá pra mais algumas atividades!Essa semana quero desafiar vocês. Vamos colocar a cabecinha pra funcionar? Aguardo resposta! Beijo grande!

1) O pai de João vai estender a roupa num varal e quer usar o menor número possível de prendedores, como na figura. Por exemplo, para estender 3 toalhas ele precisa de 4 prendedores. De quantos prendedores ele irá precisar para estender 9 toalhas? Marque a resposta certa.

2) No número 13498, qual número ocupa a ordem das unidades de milhar?
3) Tendo somente uma nota de R$ 20,00, comprei um saquinho de pipoca por R$ 2,75, um suco por R$ 2,00 e quatro balas por R$ 0,50. Quanto devo receber de troco?
a) ( ) R$ 14,15            b) ( ) R$ 14,25            c)( ) R$ 14,50             d)( ) R$ 14,75

4) Uma festa teve uma duração de 2 horas e 10 minutos. Qual foi a duração da festa?
a)( ) 210 minutos    b)( ) 150 minutos    c)( ) 130 minutos    d)( ) 110 minutos
5) Descubra quem vem na sequência abaixo e escreva os próximos 3 números.




Aula não presencial - Semana 03
Aula 04- Arte

Semanas: 01 a 05/06   e   08 a 12/06

Estimados alunos, estamos entrando na Semana do Meio Ambiente, momento de refletirmos sobre nossas atitudes e cuidados com o nosso ambiente e consequentemente com nosso planeta, e preservarmos ao máximo as boas condições do ambiente em que vivemos. O reaproveitamento, e a separação dos resíduos recicláveis dos orgânicos é uma importante participação neste processo de preservação do Meio Ambiente. Por esse motivo nesta semana vamos utilizar material de sucata recicláveis para a realização do nosso trabalho. Segue a atividade que proponho:

* Separe diversos materiais de sucata (jornal, caixas, rolinhos, tampas, linhas, retalhos de papel e tecido, sacolinha plástica...)
* Imagine e crie um personagem com o material de sucata tendo como ideia principal as característica da imagem do vírus da COVID19, que deve ser parte do corpo do seu personagem, (cabeça, tronco, ou se repetirem formando os membros). Seja criativo!
* O terceiro passo será escolher um nome muito criativo para o seu personagem.
* Pronto!! Agora é só fotografar sua criação, identificando-o com o nome que você escolheu. Envie a foto como entrega do seu trabalho.


Aula não presencial - Semana 03
Aula 03- Inglês


Hello everybody! How are you? Hoje vamos seguir com o verbo “to be”. Lembrando que ele significa ser/estar. E é o contexto da frase que vai me dizer se ele está dizendo ser ou estar.
Exemplo: I am an artist. (Eu sou um (a) artista) – You are sad. (Você está triste).
Lembrando que dei uma dica para memorizar a conjugação dele: AM-ARE-IS = AMAREIS.
Hoje vamos ver a forma negativa dele. Para falarmos da forma negativa, basta colocar o ‘not’, depois do verbo. Olhe como fica abaixo:

                                   VERB TO BENegativo (VERBO SER E ESTAR)
                 Forma por extenso                                  Forma abreviada (comum na conversação)
Pessoa   +   Verbo  + not                                            Pessoa + Verbo (abreviado)
               I             am not  (Eu não sou ou eu não estou)                   I’m not
             You         are not  (Você não é ou você não está)                 You’re not
 S          He           is not  (Ele não  é ou ele não está)                        He’s not
             She          is not (Ela não é ou ela não está)                          She’s not
              It  *        is not (neutro: ele/ela não é ou não está)              It’s not

 

             We            are not  (Nós não somos ou nós não estamos)       We’re not
 P          You          are not (Vocês não são ou vocês não estão)           You’re not
             They        are not  (Eles ou elas não são ou não estão)           They’re not

OBS: 1) * IT = Ele ou Ela -  se refere a animais e coisas no singular.
2)      A primeira divisão corresponde aos pronomes (sujeito) no singular (I, you, he, she, it).
3)      A segunda divisão corresponde aos pronomes (sujeitos) no plural (we, you, they).
      4)      You (singular = você) – (plural = vocês). O contexto da frase vai me dizer se estou querendo dizer você ou vocês. Exemplo: You are a teacher. (Você é uma professora) ou You are teachers. (Vocês são professores).
      5)      O S da esquerda significa Singular  e o P da esquerda significa Plural.

                                     ACTIVITIES
1. Write in am not, are not or is not. (Complete com am not ,  are not ou is not). Traduzí algumas palavras para vocês, assim a frase fica mais clara. Mas, se precisar, podem usar o dicionário.

  a)   I am not hungry (com fome).               
  b)  You are not my brother (irmão).           
  c)   She _________  late (atrasada).                          
  d)   We __________ Americans.               
  e)    He __________ tired (cansado)
  f)   I ___________ 10 years
  g)  It __________ summer (verão)
  h)  They _______ in the kitchen (cozinha)
  i)   He _________ my best friend (melhor amigo)
  j)   I ___________Anitta

2.  Reescreva as frases, colocando os verbos na forma abreviada. Olhe os dois exemplos que já estão prontos.
a) I am not a student.  I’m not a student.
b) She is not my teacher. She’s not my teacher.
c) He is not tall (alto). ___________________________________________________________
d) It is not a camel (camelo). ______________________________________________________
e) You are not ugly (feio)  _________________________________________________________
f) I am not well (bem) . ___________________________________________________________
g) They are not my best friend.  ____________________________________________________
h) She is not late (atrasada).  ______________________________________________________
i) We are not doctors (médicos).  __________________________________________________
j) He is not a teacher. ____________________________________________________________

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email: jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br


Aula não presencial - Semana 03
Aula 02- Educação Física



Nos dias 01/06 até 05/06 Dois Irmãos está realizando a semana do meio ambiente com o tema "Vida, em constante adaptação". Pensando nisso, hoje em nossa aula de educação física quero fazer um desafio a todos vocês: utilizando materiais recicláveis (papel, jornal, revista, papelão, fitas e etc...) confeccione uma bola de qualquer esporte e convide sua família a participar de um jogo. 

Bom jogo a todos!


Aula não presencial - Semana 03
Aula 01- Geografia, História e Ensino Religioso



Conforme as aulas estávamos estudando o surgimento do homem, as suas teorias, e a divisão da pré-história. A atividade que segue vocês devem assistir aos slides sobre a pré história e, após elaborar uma história em quadrinho sobre a PRÉ-HISTÓRIA. 8 quadrinhos, com escrita e desenho. Deve ser pintada. E no slide aparece um mapa. Após olhar o mapa descrever este mapa, valendo para a disciplina de GEOGRAFIA.


Para ENSINO RELIGIOSO, vocês vão escrever o ponto de vista de vocês sobre a origem do homem, TEORIA DO CRIACIONISMO E TEORIA DO EVOLUCIONISMO ( isto está no caderno).

ATIVIDADE DEVE RETORNAR PARA A ESCOLA  ATÉ O DIA: 08-06-2020