terça-feira, 9 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04
Aula 08- Português

Leia o texto e em seguida responda as seguintes questões:
  
                                   "O Capitão e o moço"

      "- Capitão, o menino está preocupado e muito inquieto devido à quarentena que o porto nos impôs. 
      - O que te inquieta, menino? Não tens comida suficiente? Não dormes o suficiente?
      - Não é isso, Capitão. É que não suporto não poder ir à terra e abraçar minha família.
    - E se te deixassem sair do navio e estivesses contaminado, suportarias a culpa de infectar alguém que não tem condições de aguentar a doença?
      - Não me perdoaria nunca, mas para mim inventaram essa peste.
      - Pode ser, mas e se não foi inventada?
    - Entendo o que queres dizer, mas me sinto privado da minha liberdade, Capitão, me privaram de algo.
      - E tu te privas ainda mais de algo.
      - Está de brincadeira, comigo?
    - De forma alguma. Se te privas de algo sem responder de maneira adequada, terás perdido.
     - Então quer dizer, segundo me dizes, que se me tiram algo, para vencer eu devo privar-me de mais alguma coisa por mim mesmo?
     - Exatamente. Eu fiz quarentena há 7 anos atrás.
     - E o que foi que tiveste de te privar?
    - Eu tinha que esperar mais de 20 dias dentro do barco. Havia meses em que eu ansiava por chegar ao porto e desfrutar da primavera em terra. Houve uma epidemia. No Porto Abril nos proibiram de descer. Os primeiros dias foram duros. Me sentia como vocês. Logo comecei a confrontar aquelas imposições utilizando a lógica. Sabia que depois de 21 dias deste comportamento se cria um hábito, e em vez de me lamentar e criar hábitos desastrosos, comecei a comportar-me de maneira diferente de todos os demais. Comecei com o alimento. Me impus comer a metade do quanto comia habitualmente. Depois comecei a selecionar os alimentos de mais fácil digestão, para não sobrecarregar o corpo. Passei a me nutrir de alimentos que, por tradição histórica, haviam mantido o homem com saúde.
    
O passo seguinte foi unir a isso uma depuração de pensamentos pouco saudáveis e ter cada vez mais pensamentos elevados e nobres. Me impus ler ao menos uma página a cada dia de um argumento que não conhecia. Me impus fazer exercícios sobre a ponte do barco. Um velho hindu me havia dito anos antes, que o corpo se potencializava ao reter o alento. Me impus fazer profundas respirações completas a cada manhã. Creio que meus pulmões nunca haviam chegado a tamanha capacidade e força. A parte da tarde era a hora das orações, a hora de agradecer a uma entidade qualquer por não me haver dado, como destino, privações graves durante toda minha vida.

   O hindu me havia aconselhado também a criar o hábito de imaginar a luz entrando em mim e me tornando mais forte. Podia funcionar também para as pessoas queridas que estavam distantes e, assim, integrei também esta prática na minha rotina diária dentro do barco.

   Em vez de pensar em tudo que não podia fazer, pensava no que faria uma vez chegado à terra firme. Visualizava as cenas de cada dia, as vivia intensamente e gozava da espera. Tudo o que podemos obter em seguida não é interessante. Nunca. A espera serve para sublimar o desejo e torná-lo mais poderoso. Eu me privei de alimentos suculentos, de garrafas de rum e outras delícias. Me havia privado de jogar baralho, de dormir muito, de praticar o ócio, de pensar apenas no que me privaram.

   - Como acabou, Capitão?

   - Eu adquiri todos aqueles hábitos novos. Me deixaram baixar do barco muito tempo depois do previsto.

   - Privaram vocês da primavera, então?

   - Sim, naquele ano me privaram da primavera, e de muitas coisas mais, mas eu, mesmo assim, floresci, levei a primavera dentro de mim, e ninguém nunca mais pode tirá-la de mim."

                                                                                                                                                             (Alessandro Frezza)

1-      Quem são as personagens principais do texto e qual é a personagem secundária?
2-    Onde se passa a narrativa?
3-    Qual o problema enfrentado pelos nossos personagens?
4-    O que vem a ser uma quarentena?
5-      O que inquieta tanto um dos personagens da narrativa?
6-    Em um certo momento ele afirma que o privaram de sua liberdade, o que ele não podia mais fazer?
7-    Você também acha que está sendo privado de sua liberdade nestes dois últimos meses? Justifique sua resposta.
8-    Um dos personagens conta, que ele já passou por algo parecido 7 anos atrás. O que ele fez na época?
9-    O texto nos traz alguns ensinamentos. O que ele quer nos mostrar?
10-  Na sua opinião, que epidemia é retratada no texto?


                  OBSERVAÇÕES

A atividade deverá ser entregue até o dia 12 de junho e se possível fazê-lo e entregá-lo pelo Google Classroom. Abraços da professora Maria



Aula não presencial - Semana 04
Aula 07- Inglês

Hello dear students! How are you?  Vamos seguir com o verbo “to be”, porém, na forma interrogativa. Lembrando que ele significa ser/estar. E é o contexto da frase que vai me dizer se ele está dizendo ser ou estar. Assim, vejam abaixo como fica a forma afirmativa e a forma Interrrogativa.




1. Change to the interrogative form. (Passe para a forma interrogativa)

a) You are a student.   Are you a student?
b) Paul is a doctor. _______________________________________________________________
c) Philip is my neighbor (vizinho). __________________________________________________
d) She is a good swimmer (bom nadador) _____________________________________________
e) John is a good athlete. __________________________________________________________
f) You are a good pianist (pianist). ___________________________________________________
g) This is an easy lesson (lição fácil) _________________________________________________
h) He is in the kitchen (cozinha). ____________________________________________________
i) She is thirsty (com sede) _________________________________________________________
j) You are my friend. ______________________________________________________________

2. Change to the affirmative form. (Passe para a forma positiva/afirmativa). Agora é o contrário da acima.
a) Is Alex drinking (tomando) water (água)? Alex is drinking water.
b) Is she in a hurry?(com pressa). She is in a hurry.
c)  Is it raining? (chovendo) _____________________________________________________________
d) Is he in the living room (sala de estar)? __________________________________________________
e) Are we tired (cansado) today (hoje)? ____________________________________________________
f) Is Mr. Carter the president of the club.  __________________________________________________
g) Are they American actors (atores)? _____________________________________________________
h) Is it an apple. ______________________________________________________________________

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br



Aula não presencial - Semana 04
Aula 06- Educação Física


Trabalho de Voleibol:

Durante o tempo que tivemos em aula presencial, estávamos desenvolvendo na prática, as habilidades físicas e os fundamentos do esporte coletivo de voleibol. Para relembrarmos esse esporte, peço que vocês respondam o questionário de regras descrito abaixo:

Questionário:       

1)   O jogo de voleibol inicia no__________, seguido de uma __________, um ____________ e um __________; após, o outro time realiza uma _____________.

2)    Como marco um ponto? O que é preciso para vencer um set? Como venço o jogo?

3)    Escolha um dos fundamentos que vocês descreveram na pergunta 1, e responda:
Qual o fundamento? _______________
Qual fundamento ocorre após esse escolhido? _____________
Qual o movimento desse fundamento? ________________
Descreva o movimento corporal desse fundamento: _____________

4)    Desenhe uma quadra de voleibol e aponte onde esse fundamento ocorre.


Atividade prática: pratique o fundamento de recepção (toque e manchete) em dupla, ou contra a parede, cuidando para não cometer faltas. Se não possuir bola de voleibol em casa, utilize a bola confeccionada na aula passada.
Aula não presencial - Semana 04
Aula 05- Geografia


Como estão? Conseguindo fazer as atividades?

Bom como o mês de junho já começou e sempre comemoramos a semana do meio ambiente, vou deixar um vídeo bem curtinho sobre este tema.

Após ter assistido quero que vocês reflitam sobre o assunto. Então escrever um texto no caderno de Geografia sobre o que compreenderam, e de como vocês estão vendo a atual situação do nosso meio ambiente. A seca que ocorreu será que tem algo a ver com tudo o que o vídeo mostrou. Vocês cada de nós quando abrimos um chiclete uma bala na rua, o que faço com o papel, jogo na rua? Ou guardo o papelzinho na mochila, no bolso da calça, ou espero encontrar a primeira lixeira e jogo ali dentro. Vocês devem estar pensando, mas é só um papelzinho, mas este papelzinho junto com muitos outros da um monte. No início do ano na primeira semana de aula, fiquei bem triste nos arredores da escola até o ginásio, estava tudo cheio de lixo, papel latas entre outras coisas. Ai depois disso a prefeitura juntamente com seus funcionários fez faxina ali. Então pergunto isso não é nada? Não estou culpando ninguém de você, quero só que reflitam sobre o que cada um pode e deve fazer para melhorar a atual situação do nosso meio ambiente.

ATIVIDADE PARA FAZER:

APÓS ASSISTIR O VÍDEO DE 3 MIN. E POUCO, ESCREVER UM TEXTO NO CADERNO DE 20 A 25 LINHAS SOBRE O ASSUNTO.
DEEM UM TITULO AO TRABALHO. APÓS FEITO, O RESPONSÁVEL POR VOCÊS PAI, MÃE, AVÓ, OUTROS, ASSINAM ABAIXO DO TEXTO, COM O SEU NOME. DEPOIS TIRAM UMA FOTO E ME ENVIEM. 

DATA DA ENTREGA DO TRABALHO: 17-06-2020

SEGUE O VÍDEO

La espécie humana no merece la Tierra, sem palavra: 



Aula não presencial - Semana 04
Aula 04- Religião - Profª Ester


Conforme levantamento no início do ano pelas turmas, estes foram alguns dos assuntos escolhidos por vocês. Então na sequência tem uma pequena introdução dos temas.
Data do retorno:19-06-2020. 
Fazer no caderno e enviar uma foto com as respostas.


VALORES QUE APROXIMAM AS PESSOAS


Muitas pessoas se reúnem em comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé.
As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.
As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para com os outros.
Praticamente todas as tradições religiosas do mundo falam sobre estes valores éticos. Dê só uma olhada:

Cristianismo: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mateus 7,12).
Islamismo: “Nenhum de vós sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos.” (Maomé).
Budismo: “Não firais os outros com o que vos fere.” (Buda).
Hinduismo: “Eis a súmula de todo dever: não façais aos outros o que, se fosse feito a vós, vos causaria dor.” (Mahabharata, livro sagrado hindu)
Judaísmo: “O que é odioso a vós, não façais aos outros.” (Hillel, mestre judeu).

ATIVIDADES

1. Responda as questões abaixo em seu caderno:

a) Para que as pessoas se reúnem em comunidades religiosas?

          b) Como as religiões e igrejas podem ajudar as pessoas?

          c) Como as religiões podem contribuir com a humanização dos                              indivíduos?

Aula não presencial - Semana 04
Aula 03- História

Para darmos continuidade aos nossos estudos, na sequência tem um texto que estávamos copiando e que ficou no meio do caminho. Então está semana quero que vocês deem uma boa lida no texto. E para a próxima semana teremos atividades para fazer. Desta vez é somente ler e não tem nada para entregar.

TEORIA DO CRIACIONISMO

Segundo esta teoria, a questão chave é se todas as coisas foram particularmente criadas pelo Deus da Bíblia. De acordo com a Bíblia (Gênesis 2,1-3) a criação foi concluída dentro de seis dias, depois dos quais Deus ‘’descansou’’. Deste modo, os processos ou princípios empregados na criação não operam e não podem ser estudados pelos cientistas modernos. Então segundo esta teoria todos os seres humanos são descendentes do primeiro homem Adão e da primeira mulher Eva.

TEORIA DO EVOLUCIONISMO

Segundo o evolucionismo, o homem é o resultado final de uma longa evolução, que começou a cerca de 5 milhões de anos com o mais antigo dos hominídeos o AUSTRALOPITHECUS.
COMO VIVIAM OS PRIMEIROS POVOADORES?

A época em que os primeiros povoadores viveram costuma ser dividida em três períodos: IDADE DA PEDRA LASCADA OU PALEOLÍTICO, IDADE DA PEDRA POLIDA OU NEOLÓTICO E IDADE DOS METAIS.

IDADE DA PEDRA LASCADA OU PALEOLÍTICO: O período conhecido como Paleolítico vai do aparecimento dos primeiros homens até cerca de 10.000 a. C.. Durante esse tempo, o homem utilizava madeira, osso e sobretudo pedra para fazer utensílio. A técnica usada era golpear um material menos resistente, até conseguir moldar os objetos desejados.
Com lascas de pedras faziam lanças, arpões e pedras cortantes que serviam como facas e machados, utilizados para obter frutos, raízes e rasgar a carne de animais. Quase no final descobre o arco e flecha.
Estes homens viviam da caça, da pesca e da coleta vegetal.
Quando a caça, os peixes  e os frutos da região em que viviam começavam a rarear, mudavam-se para outra área em busca de alimentos. Em outras palavras, os homens do Paleolítico não tinham morada fixa, eram nômades. Para se abrigar, utilizavam cavernas, cabanas de galhos ou tendas feitas com peles de animais.
Um dos grandes acontecimentos foi a descoberta de comofazer e controlar o fogo. Com o fogo o homem podia se defender dos piores inimigos o frio, a fome e se defender dos animais.
IDADE DA PEDRA POLIDA OU NEOLÍTICO:  No Neolítico o homem aprendeu a polir a pedra. A partir de então, conseguiu produzir instrumentos como lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra, mais eficientes e mais bem acabados.
Ocorrem mudanças na paisagem terrestre. Em regiões como a MESOPOTÂMIA (atual Iraque) formaram-se enormes desertos.
Como a caça, a pesca e a coleta de frutos começou a rarear, o homem descobriu uma nova forma de obter alimentos a agricultura.

Com a prática da agricultura, o homem passou a necessitar de recipientes em que pudesse armazenar, conservar e cozinhar os cereais. Então ele inventa a cerâmica: o barro modelado e cozido, usado para produzir jarros, potes, vasos e panelas. Também começo a domesticar e a criar pequenos animais, como cabras, porcos e ovelhas.
Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, o homem não tinha mais por que mudar  constantemente de lugar. Tornou-se então sedentário, ou seja, fixou-se num determinado território. Suas roupas começaram a ser feitas com fibras de vegetais e pelos de animais para fazer tecidos de algodão ou de lã.
O aumento da produção de alimentos, fez aumentar a população, surgindo assim as primeiras aldeias e as casas começaram as ser feitas de barro, ,madeira e pedra.
IDADE DOS METAIS: Por volta de 6000 a. C. o homem obteve outra importante conquista: descobriu que era possível fazer objetos de metais. O primeiro metal trabalhado por ele foi o cobre. Posteriormente, por meio da fusão, misturou cobre com estanho e obteve um metal mais resistente, o bronze, com o qual passou a produzir armas mais poderosas e ferramentas mais eficientes. Por volta de 1500 a. C. conseguiu utilizar o FERRO.


Aula não presencial - Semana 04
Aula 02- Ciências


Oi turma, tudo bem? Nessa semana iremos iniciar o estudo das rochas. Para tal, vocês devem seguir os seguintes passos:

 Assistir ao vídeo sobre rochas:  



→ Responder as 3 questões a seguir, depois fotografar e enviar para o meu e-mail: carla.steffler@edu.doisirmaos.rs.gov.br

1. Do que as rochas são formadas?

2. Quais são os aspectos que fazem as rochas serem diferentes umas das outras?

3. Fotografar 3 diferentes rochas que você tem na sua casa. (pode ser alguma rocha que foi usada para construir algo, ou pode ser do pátio da sua casa).


Aula não presencial - Semana 04
Aula 01- Alemão

Lehrerin:  Frau Wiest

Hallo, wie geht’s dir?
 * enviar uma foto das respostas anexando-a no Google Sala de aula ou e-mail da professora : ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br,  devidamente identificado com:

Schüler/in: (Name + Familienname)
Klasse: 6. /01 oder 6./02
Datum: 15.06.2020
Obs.: As atividades são do nosso livro! No nosso retorno partiremos de onde paramos, certo?! Passando as respostas para ele com capricho, pois faz parte dos critérios avaliativos ter o livro completo J.  Um abraço, espero que estejas bem!
Frau Wiest





     Antworte bitte. 

     Wer bist du? _________________________________________________
Wie alt bist du? _______________________________________________