terça-feira, 9 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 04
Aula 03- História

Para darmos continuidade aos nossos estudos, na sequência tem um texto que estávamos copiando e que ficou no meio do caminho. Então está semana quero que vocês deem uma boa lida no texto. E para a próxima semana teremos atividades para fazer. Desta vez é somente ler e não tem nada para entregar.

TEORIA DO CRIACIONISMO

Segundo esta teoria, a questão chave é se todas as coisas foram particularmente criadas pelo Deus da Bíblia. De acordo com a Bíblia (Gênesis 2,1-3) a criação foi concluída dentro de seis dias, depois dos quais Deus ‘’descansou’’. Deste modo, os processos ou princípios empregados na criação não operam e não podem ser estudados pelos cientistas modernos. Então segundo esta teoria todos os seres humanos são descendentes do primeiro homem Adão e da primeira mulher Eva.

TEORIA DO EVOLUCIONISMO

Segundo o evolucionismo, o homem é o resultado final de uma longa evolução, que começou a cerca de 5 milhões de anos com o mais antigo dos hominídeos o AUSTRALOPITHECUS.
COMO VIVIAM OS PRIMEIROS POVOADORES?

A época em que os primeiros povoadores viveram costuma ser dividida em três períodos: IDADE DA PEDRA LASCADA OU PALEOLÍTICO, IDADE DA PEDRA POLIDA OU NEOLÓTICO E IDADE DOS METAIS.

IDADE DA PEDRA LASCADA OU PALEOLÍTICO: O período conhecido como Paleolítico vai do aparecimento dos primeiros homens até cerca de 10.000 a. C.. Durante esse tempo, o homem utilizava madeira, osso e sobretudo pedra para fazer utensílio. A técnica usada era golpear um material menos resistente, até conseguir moldar os objetos desejados.
Com lascas de pedras faziam lanças, arpões e pedras cortantes que serviam como facas e machados, utilizados para obter frutos, raízes e rasgar a carne de animais. Quase no final descobre o arco e flecha.
Estes homens viviam da caça, da pesca e da coleta vegetal.
Quando a caça, os peixes  e os frutos da região em que viviam começavam a rarear, mudavam-se para outra área em busca de alimentos. Em outras palavras, os homens do Paleolítico não tinham morada fixa, eram nômades. Para se abrigar, utilizavam cavernas, cabanas de galhos ou tendas feitas com peles de animais.
Um dos grandes acontecimentos foi a descoberta de comofazer e controlar o fogo. Com o fogo o homem podia se defender dos piores inimigos o frio, a fome e se defender dos animais.
IDADE DA PEDRA POLIDA OU NEOLÍTICO:  No Neolítico o homem aprendeu a polir a pedra. A partir de então, conseguiu produzir instrumentos como lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra, mais eficientes e mais bem acabados.
Ocorrem mudanças na paisagem terrestre. Em regiões como a MESOPOTÂMIA (atual Iraque) formaram-se enormes desertos.
Como a caça, a pesca e a coleta de frutos começou a rarear, o homem descobriu uma nova forma de obter alimentos a agricultura.

Com a prática da agricultura, o homem passou a necessitar de recipientes em que pudesse armazenar, conservar e cozinhar os cereais. Então ele inventa a cerâmica: o barro modelado e cozido, usado para produzir jarros, potes, vasos e panelas. Também começo a domesticar e a criar pequenos animais, como cabras, porcos e ovelhas.
Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, o homem não tinha mais por que mudar  constantemente de lugar. Tornou-se então sedentário, ou seja, fixou-se num determinado território. Suas roupas começaram a ser feitas com fibras de vegetais e pelos de animais para fazer tecidos de algodão ou de lã.
O aumento da produção de alimentos, fez aumentar a população, surgindo assim as primeiras aldeias e as casas começaram as ser feitas de barro, ,madeira e pedra.
IDADE DOS METAIS: Por volta de 6000 a. C. o homem obteve outra importante conquista: descobriu que era possível fazer objetos de metais. O primeiro metal trabalhado por ele foi o cobre. Posteriormente, por meio da fusão, misturou cobre com estanho e obteve um metal mais resistente, o bronze, com o qual passou a produzir armas mais poderosas e ferramentas mais eficientes. Por volta de 1500 a. C. conseguiu utilizar o FERRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário