terça-feira, 18 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 13
Aula 11 - Ciências

Oi turma!! Tudo bem? Na semana passada, vocês fizeram um estudo a respeito das células. Relembrando, as células formam os organismos. No nosso corpo há trilhões de células, todas invisíveis a olho nu. Elas se organizam para formar os tecidos (como o tecido nervoso, por exemplo), que formam os órgãos (como os nervos), que formam os sistemas (como o Sistema Nervoso), que formam o nosso corpo. O nosso corpo é um conjunto de sistemas, e cada um contribui para que ele possa funcionar de forma harmoniosa. Nas próximas semanas, trabalharemos sobre alguns sistemas que formam o nosso corpo, iniciando pelo Sistema Nervoso. Vocês devem:

→ Assistir ao vídeo sobre Sistema Nervoso: 

→ Resolver as atividades a seguir, depois fotografar e postar na plataforma.

1. Para que serve o Sistema Nervoso?
2. Quais são as principais células nervosas?
3. Relacione as colunas:
(A) Sistema Nervoso Central
(B) Sistema Nervoso Periférico
( ) Encéfalo
( ) Medula espinal
( ) Nervos
4.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 10 - Alemão

Woche von 17.08.2020 bis 21.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Hallo, liebe Schüler / Querid@s alun@s, tudo bem com vocês? Espero que sim. Na semana passada então tivemos uma semana especial, encontro com professores conselheiros pelo meet, bem bacana. Agora seguimos firmes, continuando o que estávamos estudando na disciplina de língua alemã.

CORREÇÃO DA TAREFA DA ÚLTIMA SEMANA 03.08 – 10.08

Aula não presencial - Semana 13
Aula 09 - Religião - Prof. Vilson

OBSERVAÇÕES: 
a) O estudante deve registrar o conteúdo e data no caderno de Ensino Religioso. 
b) As atividades devem ser feitas na plataforma Classroom. 
c) Para realizar as atividades da Plataforma Classroom deve-se utilizar o e-mail institucional (aquele criado junto a escola: [...]@edu.doisirmaos.rs.gov.br. 

ATIVIDADES: 
a) Leia com atenção o texto “A Tartaruga”: 
Texto 1: A tartaruga Quando menino eu era impaciente, arreliado e áspero no tratamento com as outras pessoas. Quando desejava alguma coisa, ao invés de solicitar com educação, azucrinava os ouvidos alheios até que, para se livrarem de mim, davam-me o que pretendia. Assim, transformara-me em uma criança pouco simpática. Eu percebia que aquilo aborrecia muito os meus pais, porém pouco me importava com isso. Desde que obtivesse o que queria, dava-me por satisfeito. Mas, está claro, se eu importunava e agredia as pessoas, estas passaram a tratar-me de igual maneira. Cresci um pouco e de certa feita me apercebi de que a situação era desconfortável e me preocupei sem, entretanto, saber como me modificar. O aprendizado me foi dado em um domingo em que fui, com meus pais e meus irmãos, passar o dia no campo. Corremos e brincamos muito até que, para descansar um pouco, dirigi-me para a margem do riacho que coleava entre um pequeno bosque e os campos. Ali encontrei uma coisa que parecia uma pedra capaz de andar. Era uma tartaruga. Examinei-a com cuidado e quando me aproximei mais o estranho animal encolheu-se e fechou-se dentro de sua casca. Foi o que bastou. Imediatamente pretendi que ela devia sair e, tomando um pedaço de galho, comecei a cutucar os orifícios que haviam na carapaça. Mas os meus esforços resultavam vãos e eu estava ficando, como sempre, impaciente e irritado. Foi quando meu pai se aproximou de mim. Olhou por um instante o que eu estava fazendo e, em seguida, pondo-se de cócoras junto a mim, disse calmamente: — Meu filho, você está perdendo o seu tempo. Não vai conseguir nada, mesmo que fique um mês cutucando a tartaruga. Não é assim que se faz. Venha comigo e traga o bichinho. Acompanhei-o e ele se deteve perto na fogueira que havia acendido com gravetos do bosque. E me disse: — Coloque a tartaruga aqui, não muito perto do fogo. Escolha um lugar morno e agradável. Eu obedeci. Dentro de alguns minutos, sob a ação do leve calor, a tartaruga pôs a cabeça de fora e caminhou tranquilamente em direção a mim. Fiquei muito satisfeito e meu pai tornou a se dirigir a mim, observando: — Filho, as pessoas podem ser comparadas às tartarugas. Ao lidar com elas procure nunca empregar a força. O calor de um coração generoso pode, às vezes, levá-las a fazer exatamente o que queremos, sem que se aborreçam conosco e até, pelo contrário, com satisfação e espontaneidade.

b) ATIVIDADES – Responda:
• É difícil obedecer aos pais? R.:
• Por quê? R.:
• Na prática, quando é que os filhos desrespeitam os seus pais? R.:
• Fale sobre o dom da paciência. O que é ter paciência de fato? Relate um caso real sobre ter ou perder a paciência.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 08 - Português

Produção Textual

Oi alunos! Para a semana a atividade será a seguinte: crie uma história em quadrinhos com no mínimo 6 quadrinhos, sobre alguma coisa que tenha acontecido com vocês.
OBS: Como a tirinha envolve desenho, sugiro que façam no caderno ou numa folha, depois tirem uma foto bem bonita e enviem pelo google classroom, ou enviar para o e-mail maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 07 - Arte

ASSUNTO: Arquitetura Romana
Esta semana vamos concluir nossos estudos sobre Arte nas Civilizações Antigas, temos como tema de trabalho a Arte Romana, conhecida pela arquitetura muito rica em detalhes e beleza. Em anexo na atividade segue uma imagem dos três tipos de colunas utilizados na arquitetura Romana, como podem observar na imagem cada um deles é denominado de uma forma diferente:https://drive.google.com/file/d/1u6i0leZyvSFSh74HRTpw_s4xerDhDGo7/view?usp=sharing
Se você puder, pesquise imagens de colunas romanas para observar as características e detalhes. Depois deverá escolher uma para desenhar. Caso não possa ou não queira pesquisar, poderá fazer o desenho de uma destas que estão na atividade. Faça margem de 2 cm e use a folha no sentido vertical para fazer o desenho em tamanho maior possível. Não precisará ser colorido, apenas sombreado ou preto e branco e com muitos detalhes. O trabalho concluído deverá ser fotografado e entregue pelo Google Sala de Aula. Bom trabalho! Fique bem!
Aula não presencial - Semana 13
Aula 06 - Inglês

Hello people! Hoje aprenderemos o nome dos family members (membros da família). E nada melhor do que começar conhecendo a family dos Simpsons, famosos nos cartoons (desenhos). Mas, primeiramente, vamos ao vocabulary:

Aula não presencial - Semana 13
Aula 05 - Educação Física

Olá galerinha!
Nessa semana iremos realizar um jogo chamado gol de tampinhas. Peguem três tampinhas, não importando a cor; o objetivo é passar uma tampinha, dando um peteleco, pelo meio de duas outras que farão o papel de “trave”. O jogo termina quando vocês não conseguirem mais passar uma tampinha entre as outras. Dica: jogue-o em uma superfície lisa. Pode ser jogado em dupla, desafiando-se com quantas jogadas cada um consegue fazer.
Segue vídeo em anexo para um melhor entendimento da brincadeira: 
Bom jogo e diversão! Enviar registro dessa atividade através de foto ou vídeo. Abraços.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 04 - Matemática

*Resolva de acordo com a explicação feita na aula realizada pelo meet.

1) Resolva e dê a nomenclatura:

a) 42=

Base =

Expoente =

Potência=

b) 53 =

Base=

Expoente=

Potência =

3) Escreva as potências e depois resolva:

Exemplo: Quatro elevado ao quadrado > 42 = 4 x 4 = 16

a) Dezesseis elevado ao quadrado

b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência

c) Um elevado à vigésima potência

d) Quatorze elevado ao cubo

e) Dois elevado à nona potência

4) Calcule:
Aula não presencial - Semana 13
Aula 03 - Religião - Profª Ester

Esta atividade primeiramente precisa ler o texto e após tem uma atividade prática para fazer.







Aula não presencial - Semana 13
Aula 02 - História

Nesta aula primeiramente vamos fazer a correção das atividades da aula anterior, sobre os hebreus, fenícios e persas. Então na sequência estão as perguntas e as respostas das atividades. Cada um corrige as suas, e se alguém não fez ainda, copie as perguntas e as respostas no seu caderno e envie uma foto, assinado pelos responsáveis. Peguei pesado semana passada, se alguém ainda não olhou os links aproveita e olha ainda. Vou colocar ai de novo.

VÍDEO DOS HEBREUS:


VÍDEO DOS FENÍCIOS: 

VÍDEO SOBRE OS PERSAS: https://youtu.be/cbMT1Ywa050

Correção da aula anterior:

Respostas:
1-Os povos que formaram a Antiguidade oriental foram mesopotâmicos, egípcios, fenícios e persas.
2-Os fenícios eram um povo semita se dedicavam a pesca e o comércio marítimo. Eles habitavam a região da Fenícia atual Líbano.
3-A cidade mais importante da Fenícia foi Cartago. A sua invenção mais importante foi o alfabeto.
4-Os hebreus estavam localizados no deserto arábico as margens do rio Jordão.
5-Os hebreus são conhecidos como monoteístas pois eles foram o primeiro povo a firmar sua fé em único Deus. Monoteísmo( crença em um único Deus).
6-O povo hebreu foi muito marcado pelas migrações, isto quer dizer o seguinte: saíram de sua Terra para ir para outra. Muitas fugas de um lugar para outro.
7-Êxodo é a saída fuga, onde os hebreus s estavam sendo escravizados, e Moisés através de Deus consegue abrir o mar Vermelho e eles fogem.
8-Os persas estavam localizados no atual Irã.
9-O mais importante imperador Persa foi Ciro o Grande.
10-A religião dos persas era onde acreditam em dois deuses, duas divindades, e a religião era o zoroastrismo.
Aula não presencial - Semana 13
Aula 01 - Geografia 

Continuando a aula após as explicações do meet, sobre a Terra e seus movimentos da última aula, agora vocês podem usar o seu próprio livro de geografia onde consta este assunto, seguindo as seguintes páginas, 78, 79,80, 81,82, 83 e na 84 tem as atividades que vocês devem fazer. Copiar as atividades no caderno e posteriormente fazer as mesmas. MANDE FOTO: FAÇAM A RESPOSTAS A LÁPIS CASO ESTEJAM ERRADAS, PODEM CORRIGIR, SEMANA QUE VEM MANDO AS RESPOSTAS. BEIJOSSS!

Mesmo assim vou deixar as atividades aqui. Pagina do livro: 78,79, 80, 81,82,83 e 84 estão as atividades:

SEMANA QUE VEM MANDAREI AS RESPOSTAS: